Confederação Brasileira de Atletismo convoca seleção para o Mundial de Revezamentos da Polônia

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou nesta sexta-feira os atletas para representar o país no Campeonato Mundial de Revezamentos, que será disputado nos dias 1 e 2 de maio, na Silésia, na Polônia. Foram chamados 18 atletas para compor as equipes do 4×100 m masculino e feminino e do 4×400 m misto, além de cinco treinadores.
A equipe do 4×100 m masculino, já qualificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, vai defender o título de campeã mundial, conquistado em Yokohama, no Japão, em 2019. Paulo André Oliveira, Felipe Bardi, Derick Souza e Rodrigo Nascimento estão nos Estados Unidos, participando do Camping Internacional de Treinamento e Competição em Chula Vista, condado de San Diego, na Califórnia.
O 4×100 m feminino também participa do Camping como preparação para conseguir a vaga olímpica na Polônia, já que o Mundial garante vaga para Tóquio para todas as equipes finalistas que completarem a prova. Do grupo convocado, Vitoria Rosa, Ana Carolina Azevedo, Rosangela Santos e Lorraine Martins treinam no Chula Vista Elite Athlete Training Center. Ana Claudia Lemos (SR Mampituba-SC), Vida Aurora Caetano (Tornado-DF) e Anny Caroline de Bassi (Balneário Camboriú-SC) estão no Brasil.
O Conselho Técnico da CBAt resolveu, em caráter excepcional e com aval do presidente do Conselho de Administração, Wlamir Motta Campos, levar uma equipe maior no 4×100 m feminino a fim de não causar prejuízo às atletas, considerando os critérios de convocação fixados em setembro de 2020.

Já o 4×400 m misto, também já qualificado para a Olimpíada por ter sido finalista no Mundial de Yokohama e no Mundial de Doha-2019, segue com o objetivo de melhorar a sexta colocação de 2019. Dos convocados, apenas Geisa Coutinho está no Brasil. Ela garantiu a vaga ao vencer o Open Velocidade, disputado no dia 9 de abril, com 52.50, em Bragança Paulista.

Com a divisão, o grupo de atletas seguirá para a Polônia de dois destinos. Parte dos convocados viaja de San Diego, nos Estados Unidos, e outra parte embarca no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, ainda em data a ser definida.
As novidades na seleção são a brasiliense Vida Aurora Caetano, campeã brasileira sub-20 dos 100 m e dos 200 m em 2020 no 4×100 m feminino, o paulista Erik Felipe Cardoso, de 20 anos, no 4×100 m masculino, e o piauiense João Henrique Falcão Cabral, no 4×400 m misto.
“Estamos bem preparados e contentes com os treinos realizados em Chula Vista, que consideramos a nossa casa. Em 2019, fizemos a preparação final para o Mundial de Yokohama lá”, lembrou o técnico Felipe de Siqueira, responsável pela equipe 4×100 m masculino.
Os convocados são os seguintes:
4×100 m feminino
Vitoria Rosa (Pinheiros)
Ana Carolina Azevedo (CT Maranhão)
Ana Claudia Lemos (SR Mampituba-SC)
Rosangela Santos (Pinheiros)
Lorraine Martins (Pinheiros)
Vida Aurora Caetano (Tornado-DF)
Anny Caroline de Bassi (Balneário Camboriú-SC)
4×100 m masculino
Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros)
Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP)
Derick de Souza (Pinheiros)
Rodrigo Nascimento (CT Maranhão)
Erik Felipe Cardoso (SESI-SP)
4×400 m misto
Tiffani Marinho (Orcampi-SP)
Geisa Coutinho (CT Maranhão)
Tabata Vitorino de Carvalho (AA Maringá)
Alison dos Santos (Pinheiros)
Anderson Henriques (AABLU-SC)
João Henrique Falcão Cabral (CT Maranhão)
Os treinadores
Carlos José Camilo de Oliveira (ES)
Darci Ferreira da Silva (SP)
Evandro Lázari (SP)
Felipe de Siqueira da Silva (SP)
Katsuhico Nakaya (SP)