Velejador Robert Scheidt conquista a prata em torneio teste para Tóquio

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Robert Scheidt foi vice-campeão do ILCA Vilamoura European Continental Qualification, um importante resultado no último campeonato oficial antes dos Jogos de Tóquio. O bicampeão olímpico esteve muito perto do título. Apenas um ponto o tirou do primeiro lugar.
Scheidt abriu o último dia de regatas em Vilamoura disposto a lutar pelo título. Com vento forte e ondas altas neste sábado, garantiu um terceiro lugar na primeira prova, assumindo a liderança provisória do campeonato. Na segunda corrida, fez uma grande recuperação na reta final, para terminar na sexta colocação. Uma boa posição, mas insuficiente para tirar o primeiro lugar geral do alemão Philipp Buhl, que obteve um segundo e um primeiro lugar. Na classificação final, o velejador germânico acabou com 76 pontos perdidos, enquanto Robert somou 77pp. A medalha de bronze ficou para o britânico Michael Beckett, com 81pp.
João Costa Pereira-Osga_photo
Robert cruzou a linha de chegada sete vezes entre os dez primeiros colocados. Levando-se em conta apenas a lista de top cinco, foram seis provas, com uma vitória, três segundos lugares, um terceiro e outro quinto.
“Na primeira regata do dia, montei a primeira boia entre sexto e sétimo, trocando de posições com o alemão. Ele me ultrapassou e eu retomei à frente. Na última perna de popa ele avançou novamente e terminou em segundo, comigo em terceiro. É um cara que veleja muito bem em vento forte e era o mais veloz da flotilha nesse último dia. Eu sabia que, mesmo com uma vantagem de quatro pontos, não poderia cometer erros na prova final. Mas acabei tomando algumas decisões erradas no início e fiquei um pouco para trás. Ainda consegui uma boa recuperação e ultrapassei o inglês (Beckett) no popa final e garanti a prata. Foi uma semana muito boa e fico feliz não só pelo resultado, mas por ver que estou subindo de nível e encarando os melhores do mundo. Os treinos dos últimos meses surtiram efeito. Estou velejando bem nos ventos fracos, médios e fortes e é sempre bom saber que, quando trabalha, a gente melhora”, afirmou o velejador.
Com vaga garantida na classe Laser para os Jogos do Japão, Robert Scheidt, que completou 48 anos na semana passada (dia 15 de abril), está prestes a disputar o maior evento esportivo do planeta pela sétima vez, um recorde entre os atletas brasileiros.