Fernanda Borges conquista índice no lançamento de disco para a Olimpíada

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um momento especial para a carreira de Fernanda Borges  neste sábado: a gaúcho obteve a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio no lançamento do disco. Ela venceu a sua prova, em Chula Vista, nos Estados Unidos, onde participa do Camping Internacional de Treinamentos e Competições, com a marca de 64,21 m, superando os 63,50 m, exigidos pela World Athletics.
Fernanda trabalha com o espanhol José Luís Martínez, desde março, quando viajou para San Diego. Ela estava sendo orientada pelo treinador virtualmente desde setembro de 2020. Ela foi sexta colocada no Campeonato Mundial de Doha-2019, no Catar, com 62,24 m, a melhor posição brasileira da história em provas de arremesso e lançamentos na categoria feminina do evento.
“Esperava encaixar a qualquer momento uma boa marca. Continuo treinando e querendo mais, pois estou pronta para mais”, comentou a lançadora, que tem 64,66 m como recorde pessoal.
Com a qualificação de Fernanda, atual campeã brasileira, o Brasil tem agora duas atletas para a prova do disco em Tóquio. Além da gaúcha, também tem índice a paraibana Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros), recordista brasileira e sul-americana.
Mais brasileiros participaram da competição nos Estados Unidos. Na prova dos 200 m, Vitoria Rosa (Pinheiros) venceu com 23s12, seguida por Ana Carolina Azevedo (CT Maranhão), com 23s90, e Tabata Carvalho (AA Maringá), com 24s37. Tiffani Marinho (Orcampi) encerrou a disputa na quinta colocação, com 24s40.
Na disputa dos 400 m, Anderson Henriques (AABLU) foi o vencedor, com 45s84. João Henrique Falcão Cabral (CT Maranhão) ficou em quarto lugar, com 47s14. Outra vitória veio de Marcio Teles (Orcampi) nos 400 m com barreiras, com 52s34.
O Brasil também alcançou o pódio nos 400 m feminino, com Tabata Carvalho, vice-campeã com 53s46, e nos 200 m masculino com João Falcão, com 22s05.