São Paulo tenta chegar à sua segunda final de Paulista dos últimos 15 anos

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O São Paulo entrará em campo neste domingo, contra o Mirassol, no estádio do Morumbi, em busca da classificação para a sua segunda final de Campeonato Paulista dos últimos 15 anos. Dono da melhor campanha geral da competição, o time comandado por Hernán Crespo está a apenas três jogos do tão sonhado título.
A última vez que o Tricolor venceu o Campeonato Paulista foi em 2005, ano em que a equipe também acabou faturando a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes da Fifa. De lá para cá, o formato do Estadual mudou, e o poder competitivo do São Paulo no estado não foi mais o mesmo.
A partir de 2007, a Federação Paulista de Futebol aboliu a disputa apenas por pontos corridos, acrescentando um mata-mata na reta final entre os melhores colocados do Campeonato Paulista. Em algumas edições os clubes se classificavam para semifinais, em outras passou a ter quartas de finais, modelo adotado nas temporadas mais recentes.
Fato é que nestes últimos 15 anos de Campeonato Paulista com fases eliminatórias, o São Paulo disputou apenas uma final, em 2019, contra o Corinthians. Repleto de garotos, o time então comandado por Cuca, mas armado por Vagner Mancini, empatou sem gols no Morumbi e acabou sendo derrotado por 2 a 1 em Itaquera.
Caso confirme seu favoritismo contra o Mirassol neste domingo, o Tricolor chegará à sua segunda final de Campeonato Paulista dos últimos 15 anos e se aproximará do tão sonhado título estadual, que não é conquistado há 16 temporadas. Muita coisa estará em jogo a partir das 20h30 (de Brasília), no estádio do Morumbi. Uma grande responsabilidade para Hernán Crespo e seus comandados, mas o desejo de acabar com esse longo tabu deve ser ainda maior.