Com poucos recursos, Santos usa “criatividade” para renovar contratos

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Com pouco dinheiro, o Santos usa a “criatividade” para antecipar cenários e renovar contratos do elenco profissional.
Nesta semana, o Peixe renovou com Jhonnathan, Lucas Braga e Gabriel Pirani. Todos até 2026, sem luvas (prêmio pela assinatura do acordo) e comissão para empresários.
Como Jhonnathan ainda é do sub-23, o Alvinegro seguiu seu modelo de remuneração e não teve tantas dificuldades. Os titulares Braga e Pirani foram “exceções”.
O Santos aceitou reajustar o salário, mas em contrapartida da ausência de luvas e comissão deixou uma parte dos direitos econômicos para os atletas. Essa é uma forma de recompensar jogador e empresário pelo contrato longo, sem comprometer o caixa.
Outra forma de convencer os jogadores é premiá-los pelas participações em campo. Os que mais atuarem receberão um valor ao final da temporada.
Na base, a ideia é assinar o primeiro contrato profissional aos 16 anos e conceder promoções a cada aniversário até a maioridade. O Peixe tem se preocupado para negociar renovações antes do último ano do vínculo, como foram os casos de Pirani e Braga.
Renovações pendentes
O caso mais urgente é o de Kaio Jorge. O atacante titular tem contrato até 31 de dezembro e deseja ser negociado com o futebol europeu.
A saída para o Santos é discutir com familiares e empresários uma multa rescisória acessível para o mercado internacional. Os agentes querem, no máximo, 30 milhões de euros (R$ 196 mi).
Outra situação preocupante é a de Carlos Sánchez. O uruguaio tem mais dois meses de contrato e a negociação estagnou pois ele não aceitou um acordo por produtividade. E com um mês a mais de contrato, Jonathan Copete não deve renovar.
Há conversas em andamento com Sandry e Vinicius Balieiro. Balieiro está mais próximo da prorrogação.