Time Brasil de salto garante terceiro lugar na Copa das Nações em Roma

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Time Brasil de Salto garantiu, nesta sexta-feira, a terceira colocação na Copa das Nações no 88º CSIO de Roma, na Piazza de Siena, disputada a 1,60m.
O time formado por Luiz Francisco de Azevedo/Comic – (4)/0; Yuri Mansur/ QH Afons Santo Antonio – 0/0, único duplo zero; Luiz Felipe de Azevedo/Hermes van de Vrombautshoeve – 4/0; e Rodrigo Pessoa/Carlito’s Way 6 – 4/ (não saltou) fechou com apenas oito pontos perdidos, empatado com a equipe da França.
Brasil e França fecharam com apenas uma falta a mais que Bélgica e Alemanha – campeã e vice, respectivamente. A cada rodada, as equipes têm direito ao descarte do pior resultado (colocado entre parênteses para diferenciação).
Das 12 equipes, as oito melhores avançaram para a segunda volta e, ao final, Bélgica e Alemanha – que fecharam com apenas 4 pontos (1 falta) – delegaram um conjunto cada para ir ao desempate na corrida pelo ouro.
Rodrigo Pessoa com Carlito’s Way não saltou a segunda volta, uma vez que todos os três outros integrantes da equipe zeraram a segunda passagem. Como era o último a largar, o resultado não mudaria. Entretanto, caso as primeiras duas equipes também fechassem com oito pontos, Pessoa iria ao desempate para decisão do primeiro lugar.
Rumo a Tóquio
Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe do Brasil, que está em Roma ao lado do técnico Philippe Guerdat, gostou do resultado. “O Brasil foi muito bem nesse início da reta final de seleção e observação para formação da equipe em Tóquio. Todos nossos cavaleiros tiveram uma grande atuação. Agora, vamos decidir a formação das nossas equipes nas próximas Copa das Nações, em St Gallen (Suíça) e La Baule (França) e uma em Peelbergen (Holanda)”, disse.
A comissão técnica do Time Brasil de Salto, formada pelo técnico Philippe Guerdat, Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe, Rodrigo Sarmento, diretor técnico, além do conselheiro Nelson Pessoa, tem até 21 de junho para enviar a lista de atletas nomeados para os Jogos Olímpicos e a equipe precisa estar definida até 5 de julho.
O Salto em Tóquio começa no dia 3 de agosto com a primeira qualificatória individual e, no dia 4, tem a definição do pódio individual. A primeira qualificatória por equipe acontece no dia 6 e a final, no dia 7.
A FEI estabeleceu um novo formato a partir das Olimpíadas de Tóquio, que aumenta o número de países competindo, mas com equipes menores, três aos invés quatro membros (e sem descarte).
Campeã Bélgica – 4 pontos
Desempate: 0/36s01
Vice-campeã Alemanha – 4 pontos
Desempate: 0/36s63
3º Brasil – 8 pontos
3º França – 8 pontos
5º EUA – 9 pontos
6º Suécia – 12 pontos
7º República Tcheca – 17 pontos
8º México – 36 pontos
Não se qualificaram para a 2ª volta
9º Irlanda – 12 pontos
10º Japão – 20 pontos
10º Itália – 20 pontos
12º Egito – 24 pontos