Brasileirão começa com times na disputa para quebrar domínio do Flamengo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Com o término da maioria dos Estaduais, a Série A do Brasileirão tem seu pontapé inicial neste sábado. Os melhores times do país entram em campo pela primeira das 38 rodadas da principal competição do futebol nacional.
Atual bicampeão, o Flamengo tenta defender o título do torneio. O Rubro-Negro manteve a base vencedora da edição passada e já faturou as taças da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca nesta temporada. Assim, chega como forte candidato a brigar pela terceira conquista consecutiva do Brasileiro, a nona em sua história.
Só que as equipes que disputaram a taça com o time carioca também chegam buscando o título neste ano. O Internacional, vice-campeão, seguiu com seus principais jogadores, trouxe o atacante Taison e passa por um início de trabalho promissor com o treinador espanhol Miguel Ángel Ramírez. Já o Atlético-MG, terceiro colocado, reforçou seu elenco com atletas experientes de peso, como Hulk e Nacho Fernández, e promete trazer dificuldades aos adversários ao longo da competição.
Outro candidato a tirar o título do Flamengo é o Palmeiras, adversário do Rubro-Negro na primeira rodada. No entanto, o Verdão vem de uma sequência de três vices na atual campanha, sendo o mais recente para o São Paulo no Campeonato Paulista. Além disso, o técnico Abel Ferreira tem rodado o time para tentar administrar o constante desgaste da maratona de jogos, que se estende desde 2020.
O Tricolor paulista, por sua vez, chega bastante embalado pela conquista do Estadual, que marcou o fim de um jejum de nove anos sem títulos. Os comandados de Hernán Crespo tentarão aproveitar o bom momento para fazer uma boa campanha e brigar entre as primeiras posições do Brasileiro.
O Corinthians começa o torneio com um comandante recém-contratado. Após a demissão de Vagner Mancini, o clube acertou a chegada de Sylvinho para a sequência da temporada. Já eliminado da Copa Sul-Americana, o Timão deve focar suas atenções no campeonato em busca de um bom desempenho para alcançar os objetivos traçados pela equipe.
Da mesma forma, o Santos vem para a competição com um projeto em estágio inicial. O treinador Fernando Diniz foi anunciado no começo de maio e deve ter uma sequência maior de jogos durante o Brasileirão. Porém, o Peixe foi eliminado da Libertadores ainda na fase de grupos e não teve boa campanha no Paulistão, sendo ameaçado de rebaixamento. Com isso, pode ter problemas para se manter em uma posição satisfatória ao longo do Nacional.
Do outro lado, Chapecoense, América-MG, Juventude e Cuiabá chegam para o campeonato visando a permanência. O quarteto foi bem na última edição da Série B e conseguiu subir para a elite do futebol brasileiro. Agora, fará de tudo para seguir na primeira divisão e evitar um novo decesso.