Próximo do adeus, Hernanes viveu as dores e as delícias no São Paulo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Hernanes está próximo de rescindir seu contrato com o São Paulo. Resolvendo os últimos detalhes do acordo para interromper seu vínculo com o clube, o Profeta encerra sua trajetória com mais lembranças boas do que ruins, mas é inegável que o jogador vivenciou as duas facetas do Tricolor ao longo de sua carreira.
Revelado pelas categorias de base do São Paulo, Hernanes tem sem seu currículo dois Campeonatos Brasileiros (2007 e 2008) e um Campeonato Paulista (2021), participando de dois momentos históricos do clube: o do tricampeonato nacional inédito e da quebra do maior jejum de títulos da história tricolor.
Mas, o nome de Hernanes não foi construído apenas sobre conquistas. O meia foi peça fundamental na campanha do Brasileirão de 2017, retornando do futebol chinês para iniciar a salvar o São Paulo do rebaixamento e terminando a competição premiado com tradicionais troféus, como o Mesa Redonda, da TV Gazeta, e o Bola de Prata.
Nesta terceira passagem, entretanto, as coisas não saíram como a grande parte dos torcedores imaginavam. Sem o mesmo vigor, Hernanes sofreu para igualar o nível de jovens revelados pelas categorias de base do São Paulo e que passaram a ganhar cada vez mais destaque no time profissional. A mobilidade também já não era mais a mesma, e o talento, por si só, acabou sendo insuficiente para mantê-lo como protagonista.
Com um alto salário e dando um retorno esportivo aquém das expectativas, Hernanes se tornou, com o perdão da palavra, um estorvo para a atual diretoria, que tem como prioridade a amortização de dívidas e o equilíbrio financeiro. Sem poder fazer contratações e com uma série de débitos no mercado, o São Paulo pode ganhar um fôlego maior com a saída do Profeta, que, apesar dos altos e baixos nos últimos anos, seguirá ostentando uma linda história com a camisa tricolor.