Ana Marcela fatura ouro inédito na maratona aquática

Ana Marcela Cunha levou ontem o ouro olímpico da maratona aquática - Foto: Jonne Roriz / COB

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A brasileira Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro na prova dos 10 quilômetros da maratona aquática dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A baiana venceu a prova na noite de ontem (horário de Brasília, manhã de quarta na capital japonesa) na Marina de Odaiba, com o tempo de 1h59min30s8.

Na primeira parcial da prova, a alemã Leonie Beck liderava o pelotão com 10min56s03 - em quinto lugar e na luta por medalha, Ana Marcela marcou 10min57s07.

A brasileira então se aproveitou da parada para hidratação, e ainda na primeira volta, assumiu a liderança junto com a norte-americana Ashley Twichell.

Ana Marcela e Twichell dividiram a liderança em grande parte da prova. Em certa parcial, a diferença da brasileira para a norte-americana foi de 00:00.01.

Na reta final, a alemã Beck deu as caras na prova e tomou a frente, além da chinesa Xin que se colocou na luta por medalha junto com a neerlandesa van Rouwendaal. Ana Marcela acompanhou as adversárias da quarta posição.

Na última volta, a brasileira aumentou o ritmo e assumiu a liderança - mesmo com a pressão das adversárias, Ana Marcela conquistou o ouro inédito. Logo atrás veio van Rouwendaal para a prata e Leek para o bronze.

Medalhas no boxe - O boxe brasileiro conquistou ontem uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio com Abner Teixeira (91 quilos) e assegurou outra, antecipadamente, com a peso leve Bia Ferreira, única que venceu na Arena Kokugikan, na capital japonesa. Favorita ao ouro, a campeã mundial avançou às semifinais na categoria até 63 kg após atropelar a uzbeque Raykhona Kodirova. Como na modalidade não há disputa de terceiro lugar, quem ganha nas quartas já garante o bronze.

Já Abner Teixeira, de 24 anos, ficou com o bronze após ser superado por 4 a 1, em decisão dos juízes, pelo cubano Julio La Cruz.