Vôlei dá adeus ao sonho do tetra

Bruninho disse que o Brasil precisa estar focado para a disputa do bronze - Foto: Wander Roberto / COB

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Seleção Brasileira masculina de vôlei deu adeus ao sonho da quarta medalha de ouro olímpica. A equipe foi derrotada ontem, nos Jogos de Tóquio, de virada, para o Comitê Olímpico Russo por 3 sets a 1, com parciais de 18/25, 25/21, 26/24 e 25/23.

O Brasil, desde Sidney-2000, não ficava de fora de uma final da competição. À época, o país foi eliminado nas quartas de final em confronto com a Argentina. Depois disso, foram quatro decisões consecutivas, tendo levado duas medalhas de ouro (Atenas-2004 e Rio-2016) e duas de prata (Pequim-2008 e Londres-2012). O primeiro título foi em Barcelona-1992.

Apesar de não avançar à final, o levantador Bruninho diz que o time tem que se manter firme para buscar a medalha de bronze.

"Por mais difícil que seja, temos que apagar isso [a derrota de virada para a Rússia]. O bronze conta muito pra gente. Sabemos o quanto a gente merece, quanto a gente trabalha, se dedica. Então, vamos entrar com a faca nos dentes como se fosse o ouro. Não temos tempo para lamentar", disse o levantador, campeão no Rio de Janeiro.

A luta pelo bronze será à 1h30 (de Brasília) de sábado. O adversário será a Argentina, derrotada pela França por 3 sets a 0 (parciais de 25/22, 25/19 e 25/22).

Mas nem tudo foi lamentação para o esporte brasileiro. Pelo contrário. Estreando como modalidade olímpica, o skate park levou três brasileiros para a final das disputas por medalha: Luiz Francisco, Pedro Quintas e Pedro Barros.

Quem conquistou a medalha foi o catarinense Pedro Barros, que ficou com a prata, com a nota de 86,14 pontos, logo na primeira tentativa. Luiz Francisco terminou em quarto, com 83,14 pontos, e Pedro Quintas, ficou em oitavo com 38,47.

Nos ringues o Brasil também brilhou. Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe. Atual campeã mundial, a peso-leve brasileira avançou após vencer a finlandesa Mira Potkonen, na categoria até 60 quilos. Na disputa masculina, Conceição superou o atual campeão mundial Gleb Bakshi, do Comitê Olímpico Russo, também por decisão dos juízes.

"Estar no pódio é o objetivo final, mas separamos em metas. É degrau por degrau. Fui alimentando isso, estudando as adversárias e hoje estou feliz aqui, mas ainda não acabou. Tenho isso em mente", disse Bia Ferreira.

A final feminina será às 2h (de Brasília) de domingo, contra a irlandesa Kellie Anne Harrington. Já a disputa pelo ouro na categoria masculina será no sábado, às 2h45 (de Brasília), contra o ucraniano Oleksandr Khyzhniak.

"Cada luta vamos ganhando mais confiança, o que faz toda a diferença. E estou muito seguro para fazer um bom trabalho na final e trazer mais uma medalha de ouro", afirmou Hebert.

Desembarque das bicampeãs - Hoje a festa será pelas ruas de Niterói. As bicampeãs olímpicas na classe 49er FX Martine Grael e Kahena Kunze chegam à cidade. Elas irão desfilar em um caminhão aberto do Corpo de Bombeiros ao lado de outros atletas niteroienses que competiram nas Olimpíadas de Tóquio.

Mais tarde, a dupla bicampeã e os demais atletas serão recebidos pelo prefeito de Niterói, Axel Grael.