Brasil tem último obstáculo na busca pelo ouro olímpico

Seleção Brasileira está pronta para encarar a Espanha na decisão olímpica - Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A grande final do futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio acontece hoje, a partir das 8h30 (de Brasília), com duas potências mundiais. O Brasil, atual campeão olímpico, enfrenta a Espanha, no Estádio Internacional de Yokohama.

O palco do jogo de hoje traz boas lembranças para a Seleção Brasileira. Foi neste estádio que o Brasil, comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, conquistou o penta há 19 anos.

Em termos de Olimpíadas, o confronto será uma espécie de tira-teima entre as seleções. O jogo de hoje, será o terceiro entre Brasil e Espanha na história dos Jogos, com uma vitória para cada.

O primeiro embate entre as duas seleções foi em 1968, nos Jogos do México. Em sua estreia na edição, a Seleção Brasileira acabou derrotada por 1 a 0 na capital mexicana. O resultado complicou muito a vida do Brasil, que, com empates contra Japão e Nigéria, foi eliminado ainda na fase de grupos.

O troco do Brasil veio oito anos depois, em Montreal-1976. Na partida que marcava a estreia da Espanha naquela Olimpíada, a Seleção Brasileira venceu por 2 a 1. A vitória encaminhou a classificação do Brasil e acabaria eliminando o time europeu, que não conseguiu superar a Alemanha Oriental no mesmo grupo.

Mas voltando a decisão de hoje, o técnico André Jardine deve contar com força máxima. Isso porque o atacante Matheus Cunha trabalhou normalmente e vai reforçar o Brasil. Com isso, Paulinho volta a ficar como opção.

Só que do outro lado, a Espanha chega a final motivada e com um grupo com experiência. Oito jogadores do elenco participaram da campanha na última Eurocopa.

Mais ouros em disputa - O Brasil pode ganhar ainda mais duas medalhas de ouro. Na madrugada de domingo (de Brasília), a seleção feminina de vôlei enfrentará os Estados Unidos na grande decisão. A equipe do técnico José Roberto Guimarães, que busca seu quarto título olímpico, chega embalada para a final após uma grande vitória sobre a Coreia do Sul nas semis.

No boxe, que tentará a medalha de ouro, também na madrugada de domingo, será a peso-leve Bia Ferreira. A baiana terá como adversária Raykhona Kodirova, do Uzbequistão.