Brasil inicia Paralimpíada de olho no 100º ouro

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio terão início hoje. A cerimônia de abertura será realizada no Estádio Nacional do Japão, às 8 horas (de Brasília). Os medalhistas Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha, serão os porta-bandeiras do Brasil.

A delegação brasileira será composta por 259 atletas, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 435 pessoas. Entre os participantes, são 163 homens e 96 mulheres. O basquete e o rúgbi em cadeira de rodas são os únicos esportes que não contarão com a participação do Brasil. A modalidade com o maior número de atletas será o atletismo, com 65 representantes e 19 atletas-guia.

O Brasil já conquistou 87 ouros, restando 13 para chegar a marca de 100. Na história, são 301 medalhas conquistadas: 112 de prata e 102 de bronze, além das 87 douradas. O país está na 19ª colocação do quadro de medalhas baseado na quantidade geral de pódios.

Como meta para esta edição, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) objetiva ficar no top 10 no quadro geral de medalhas. No Rio-2016, o Brasil conquistou 72 no total: 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze, sendo o maior número conquistado pelo país em uma edição dos Jogos.