Jogadores da Argentina deixam o campo após paralisação do jogo por agentes da Anvisa

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Com apenas cinco minutos de bola rolando na Neo Química Arena, a partida entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, foi paralisada por agentes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os profissionais entraram em campo para impedir que jogadores argentinos que descumpriram o protocolo de quarentena antes de entrarem no país atuassem.
Cristian Romero e Lo Celso, do Tottenham, e Emiliano Martínez e Buendía, do Aston Villa, não realizaram a quarentena obrigatória de 14 dias antes de desembarcarem no país. Os três primeiros, inclusive, foram escalados como titulares para a partida deste domingo.

Agentes da Anvisa entram em campo, interrompendo a partida. Um deles é empurrado por um jogador da Argentina, e o tempo fecha. pic.twitter.com/dqvYlza3zL

— Marcelo Baseggio (@celobaseggio) September 5, 2021
Quando os agentes da Anvisa surgiram no campo e paralisaram a partida, os jogadores da seleção argentina deixaram o gramado do estádio do Corinthians. Enquanto os fiscais da agência de vigilância conversavam com membros da delegação brasileira, parte dos convidados presentes na Arena gritaram “vergonha” na arquibancada.
Em entrevista à Rede Globo, Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, explicou detalhadamente o processo seguido pela agência. De acordo com ele, os argentinos descumpriram uma série de regramentos.
“Tudo aquilo que a Anvisa orientou, desde o primeiro momento, não foi cumprido. Quando a situação foi identificada, esses jogadores tiveram a orientação de permanecerem isolados para serem deportados. Esse isolamento poderia ter sido feito até mesmo no hotel. Entretanto, eles se deslocam até o estádio e entram em campo, há uma sequência de descumprimentos”, disse o diretor-presidente.
“Nós temos uma interlocução muito boa com a Polícia Federal, então nós demos ciência a eles logo de manhã, e que seria necessário verificar o cumprimento do regramento sanitário, já que o anterior, de falar a verdade na declaração de saúde do viajante, foi descumprido. Então, acionamos a Polícia Federal, que se deslocou até o hotel. Lá, constatamos que a equipe completa já tinha se deslocado para o estádio”, completou.