São Paulo relembra aniversário de Adhemar Ferreira, bicampeão olímpico que faria 94 anos

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O São Paulo relembrou, nesta quarta-feira, 29 de setembro, o aniversário de Adhemar Ferreira da Silva, que completaria 94 anos. O atleta de salto triplo, que faleceu em 2001, foi o primeiro medalhista de ouro do Brasil nas Olimpíadas e representou o Tricolor entre 1946 e 1955.
Dentre as diversas conquistas de sua carreira, Adhemar foi pentacampeão paulista, octacampeão brasileiro e bicampeão olímpico (1952 e 1955).
O atleta possui uma importância histórica para o São Paulo. As duas estrelas douradas que compõem o emblema do clube são em homenagem aos recordes mundiais conquistados pelo atleta em 1952 e 1955.

???? Há 94 anos, nascia Adhemar Ferreira da Silva, campeão olímpico, recordista mundial do salto triplo e o responsável pelas duas estrelas douradas do emblema tricolor. ??

???? Conheça mais sobre a história do ídolo: https://t.co/rHX2xacqhu#MemóriaTricolor#SPFCpédia ???????? pic.twitter.com/Ue3mtTGkWR
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) September 29, 2021
O primeiro veio nos Jogos Olímpicos da Finlândia. Em 23 de julho, o brasileiro quebrou o recorde mundial quatro vezes, sendo 16,22m a maior marca atingida. O juiz da prova pediu para que o atleta, ovacionado pela torcida, desse uma volta na pista para cumprimentar o público, o que acabou se tornando a primeira volta olímpica da história.
No ano seguinte, o russo Scherbakov saltou 16,23m, em Moscou, e assumiu o recorde. Porém, em 16 de março de 1955, Adhemar voltou a surpreender o mundo e conseguiu atingir a marca de 16,56m nos Jogos Pan-Americanos, disputados no México.