CEO do Barcelona explica situação financeira, fala sobre Messi e projeta futuro econômico do clube

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Nesta quarta-feira, o CEO do Barcelona, Ferran Reverter, concedeu entrevista coletiva e dissecou a delicada situação financeira do clube. Ele apontou falhas em transferências realizadas na gestão anterior, comentou sobre a saída de Lionel Messi e mostrou os planos da diretoria para diminuir as dívidas.
“Houve uma falta de planejamento financeiro. No caso de Griezmann, na mesma noite em que o contrataram, viram que não havia dinheiro e buscaram um fundo para fazer um ‘factoring’ [operação financeira]. A transferência de Coutinho, que custa 120 milhões de euros, acaba custando 16,6 milhões a mais. Compravam jogadores sem saber se podiam contratá-los”, afirmou.
Reverter também citou as dívidas do time: “Em março, nos encontramos com patrimônio líquido negativo. Se fosse uma empresa de sociedade anônima, seria uma falência contábil que iria supor dissolução. A dívida e os compromissos futuros eram de 1,35 bilhão de euros (R$ 8,5 bilhões atualmente).”
Já sobre Messi, o CEO disse que a atual diretoria “não conhecia a realidade” quando passou a comandar o clube. Ainda segundo ele, está estudando como a saída do astro afetará o Barcelona de modo geral.
Apesar das condições explicadas, Ferran disse que há possibilidade de contratar jogadores na próxima janela de transferências e ampliar vínculos: “As renovações de Pedri e Ansu Fati caminham bem. A última saída de um jogador importante gera um Fair Play financeiro de mais de 20 milhões de euros. Mas o trabalho não está acabado e temos que seguir baixando a folha salarial.”
“Há uma pirâmide invertida com jogadores muito veteranos, com contratos longos, e jovens com contratos de um ano, o que dificulta muito as negociações”, também explicou o CEO.

Estas son las principales acciones impulsadas a lo largo de estos últimos meses por la nueva Junta Directiva para resolver la actual situación económica del Club pic.twitter.com/anBfhHgHkm

— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) October 6, 2021
Por fim, Reveter resumiu o planejamento da diretoria para melhorar a vida financeira do clube em quatro pilares: La Masia (categoria de base) e estilo do Barça; excelência esportiva e alto rendimento; modernização das instalações; e “buscar novos ingressos”, a partir dos torcedores espalhados pelo mundo.