Duas corridas e mudança de nome: confira as novidades do GP São Paulo de F1

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, marcado para os dias 12, 13 e 14 de novembro, trará novidades aos fãs de esportes a motor. Neste ano, o Autódromo de Interlagos receberá duas corridas da principal categoria do automobilismo mundial no mesmo fim de semana, tornando principalmente a véspera da prova muito mais atrativa.
Tradicionalmente o fim de semana da Fórmula 1 começa na sexta-feira, com os treinos livres. No sábado, há o treino classificatório. Já no domingo a grande corrida acontece. No entanto, em 2021, Interlagos foi escolhido pela F1 para ser um dos três circuitos a abrigar a sprint race.
A sprint race será uma corrida mais curta que renderá pontos aos pilotos e às equipes, além de definir o grid de largada para a prova de domingo, substituindo o treino classificatório. Ainda haverá uma qualificação, na sexta-feira, mas para definir qual a posição de largada de cada piloto nessa sprint race.
A Fórmula 1 buscou priorizar circuitos tradicionais para abrigar esse novo formato de fim de semana. Além de Interlagos, Silverstone, na Inglaterra, e Monza, na Itália, também tiveram uma programação diferente em seus respectivos Grandes Prêmios.
O nome da etapa brasileira da Fórmula 1 também foi mudado. O Grande Prêmio Brasil dá lugar ao Grande Prêmio São Paulo. De acordo com a prefeitura, essa alteração aconteceu justamente para valorizar a marca da capital paulista, aproveitando a transmissão da corrida para mais de 180 países, e alavancar a economia local através de mais turistas e novos negócios.
“O objetivo nosso era exclusivamente fazer propaganda de São Paulo. Estávamos fazendo negociação com a Fórmula 1, eles queriam tirar o máximo da gente, e nós queríamos tirar o máximo deles. Então, exigimos que fosse trocado o nome para uma maior publicidade da cidade”, disse Orlando Faria, secretário municipal de habitação e encarregado da negociação para a renovação de contrato entre prefeitura e F1.
Vale lembrar que os ingressos para o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 estão esgotados, mas a organização abrirá nesta semana um pequeno lote de entradas para os fãs – cerca de mil bilhetes. Para ter acesso ao autódromo, maiores de 12 anos precisam apresentar o comprovante de vacinação (ao menos uma dose). Menores de 12 anos terão de realizar um exame PCR 48 horas antes ou um teste de antígeno 24 horas antes do evento.