Palmeiras aprova homenagem a ex-jogadores da Academia e busto para César na sala de troféus

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Os protagonistas da Academia de Futebol serão homenageados pela Sociedade Esportiva Palmeiras. Além de conceder títulos de sócios remidos aos ex-jogadores do período, o clube alviverde decidiu homenagear César Maluco com um busto na recém-inaugurada sala de troféus.
Autor de 182 gols em 327 jogos de 1967 a 1974, César Augusto da Silva Lemos é o maior artilheiro do clube na era profissional e com o nome de Palmeiras, já que Heitor fez 323 pelo Palestra Itália. Multicampeão, o centroavante ganhou a Taça Brasil (1967), o Robertão (1967 e 1969), o Brasileiro (1972 e 1973) e o Paulista (1972 e 1974).
Sócio do Palmeiras desde 1988, César ainda foi conselheiro em quatro mandatos e tem 76 anos. A homenagem, proposta pelos conselheiros José Ezequiel de Oliveira Filho e Valter Celso Teixeira Pinto, foi devidamente aprovada pelo Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) na última quinta-feira, como mostrou o UOL.
O busto será produzido nos mesmos moldes dos já existentes, mas ficará na sala de troféus, em um espaço batizado de “Academias de Futebol”. Junqueira, Waldemar Fiume, Ademir da Guia, Dudu, Oberdan Cattani e Marcos já contam com estátuas na sede social.
O busto para César Maluco é parte da homenagem à célebre Academia de Futebol, time que marcou época durante os anos 1960 e 1970. De forma unânime, o COF do Palmeiras aprovou também a concessão de títulos de sócios remidos a 27 ex-jogadores que atuaram no período.
“Ainda bem que vamos homenagear o maior artilheiro da era profissional em vida. Ave, César!”, disse o conselheiro José Ezequiel Filho, responsável pelo departamento de Acervo Histórico e Memória do Palmeiras. “O time de 1965 tinha Academia como adjetivo e o time dos anos 1970 transformou o adjetivo em substantivo”, completou.