Vivendo momentos distintos, Carille e Abel se enfrentarão pela primeira vez

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Neste domingo, Santos e Palmeiras se enfrentam na Vila Belmiro, às 16h, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Importante para as pretensões das duas equipes na competição, o clássico colocará frente a frente pela primeira vez os treinadores dos times.
Abel Ferreira estreou como técnico do Verdão em novembro do ano passado. Naquele momento, Fábio Carille comandava o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. O treinador foi anunciado pelo Peixe no início de setembro e, desde então, as duas equipes ainda não se enfrentaram.
Carille chegou ao Santos em uma situação bastante delicada. Substituindo Fernando Diniz, o treinador fez sua estreia pelo Alvinegro em momento no qual o time ocupava a 14ª colocação, e o início foi dos piores. A equipe ficou cinco jogos sem vencer, com três empates e duas derrotas.
Mesmo depois de derrotar o Grêmio, o Peixe seguiu oscilando. No entanto, o time conseguiu duas importantes vitórias nas últimas rodadas, sobre Fluminense e Athletico Paranaense, e conseguiu deixar a zona de rebaixamento.
A evolução do Santos nos dois jogos mais recentes passa pelas alterações que Carille promoveu. O treinador apostou em um sistema com três zagueiros, tendo Lucas Braga pela ala esquerda, Felipe Jonatan no meio-campo e Diego Tardelli como referência móvel. Apesar das vitórias, o Peixe ainda não pode respirar tranquilamente, já que está a cinco pontos do Z4.
Abel, por outro lado, completou um ano à frente do Palmeiras no sábado da semana passada, sendo o segundo treinador com o trabalho mais longevo no país. O português fica atrás apenas de Maurício Barbieri, do Red Bull Bragantino.
Depois de um início de temporada repleto de tropeços, com os revezes na Supercopa do Brasil, na Recopa Sul-Americana e na final do Paulistão, além da eliminação precoce da Copa do Brasil pelo CRB, o Verdão voltou aos trilhos e garantiu vaga na grande decisão da Libertadores, que será disputada contra o Flamengo, no dia 27 de novembro.
No Campeonato Brasileiro, o time vive bom momento, vindo de quatro vitórias seguidas. Na última partida, a grande aposta de Abel foi Gustavo Scarpa, que entrou na vaga de Luiz Adriano e formou dupla com Raphael Veiga no meio-campo. O treinador tem apenas três semanas para fazer testes e definir o time que entrará em campo na final da Libertadores.