Tite não descarta alterações para enfrentar Argentina e detalha questões táticas da Seleção

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O técnico Tite não descarta alterações na escalação do Brasil para o jogo com a Argentina na terça-feira. Em entrevista coletiva, o treinador também falou sobre a qualidade da Seleção e detalhou questões táticas.
“As modificações não são definitivas. Foi uma situação que não quero externar, foi um treinamento tático. Sim, há essa possibilidade. Temos um treinamento amanhã [nesta segunda-feira], a organização tática, de bola parada. Estamos bem preparados”, disse o comandante, citando a entrada de Matheus Cunha e Eder Militão no time titular no último treino.
Tite também mencionou a ausência de Casemiro, que está suspenso e foi substituído por Edenílson: “Estou muito tranquilo e confiante com os atletas. A gente tem estabelecido uma relação de competitividade leal, do melhor momento de cada um. Em algumas circunstâncias, eles vêm de seus clubes sem estar nas melhores condições. Aqui, o aproveitamento é imediato, no início ou no transcurso do jogo”.
“Se houver substituições, seguramente os atletas que estão fora terão a possibilidade de entrar e decidir. Existem vários jogos dentro de um jogo. São fases: momentos de domínio, controle, superioridade técnica, finalização”, completou.
Por fim, o treinador detalhou questões táticas do time: “Temos três construções: iniciação, construção média e criação e gol no último terço do campo. Há uma pressão adiantada, alta, uma intermediária e uma atrasada, no nosso campo. Jogar dessas três formas é fundamental, porque o que determina as construções e as marcações é o posicionamento da bola. É alargar quando você está com a bola, criar espaços, ou compactar, sem marcação.”
“A gente tem alternado quatro, cinco homens: dois na amplitude, um articulador, dois enfiados para um atacante, às vezes um lateral em amplitude, laterais construtores por dentro. Associado à essa fase ofensiva criativa, há as qualidades técnicas e individuais dos atletas, em seu melhor momento. Damos essa liberdade de criação, principalmente no último terço”, concluiu.
Já garantido na Copa do Mundo, o Brasil lidera as Eliminatórias. A equipe enfrenta a Argentina na terça-feira, às 20h30 (de Brasília), em San Juan, em jogo válido pela 14ª rodada das qualificatórias.