Brusque recupera os três pontos perdidos por conta do caso de racismo contra Celsinho

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu nesta quinta-feira a devolução dos três pontos do Brusque no Campeonato Brasileiro da Série B. O clube havia sido punido pelo caso de racismo envolvendo o jogador Celsinho, do Londrina.
O clube teve seu recurso julgado em uma chamada de videoconferência, com a presença de Celsinho. Por maioria dos votos dos auditores, o Brusque recuperou seus pontos e chegou aos 44, subindo para a 14ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série B.
Relembre o caso
No dia 28 de agosto, quando Brusque e Londrina se enfrentaram, Celsinho afirmou ser chamado de “macaco” por Júlio Antônio Petermann, presidente do Conselho Deliberativo do Brusque.
Na súmula da partida, o árbitro Fábio Augusto Santos Sá informou que o meia ouviu a frase “vai cortar esse cabelo, seu cachopa de abelha”.
Em um primeiro momento, o Brusque soltou uma nota oficial falando que Celsinho estava sendo “oportunista”, se defendendo de qualquer acusação. Depois, a equipe catarinense soltou outra nota se retratando do ocorrido e afastou o conselheiro acusado de suas atividades.
O Brusque e o conselheiro responderam por “ato discriminatório” no julgamento realizado em 24 de setembro. O Brusque perdeu três pontos na Série B e sofreu uma multa de R$ 60 mil. Júlio Antônio Petermann foi suspenso por 360 dias e multado em R$ 30 mil.
Esse caso é reincidente com Celsinho. O jogador chegou sofrer com insultos racistas nos jogos contra Goiás e Remo, ambas em julho deste ano.