Athletico-PR pode se tornar primeiro brasileiro bicampeão da Sul-Americana

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Athletico-PR e RB Bragantino vão decidir o título da Copa Sul-Americana neste sábado, em Montevidéu. Campeão em 2018 após vencer o Júnior Barranquilla nos pênaltis, o Furacão pode se tornar o único time brasileiro a ser bicampeão do torneio. O Massa Bruta, por sua vez, vai em busca da primeira taça.
Além do Ahletico-PR, outras três equipes do Brasil conquistaram a Sul-Americana. Trata-se de Internacional, São Paulo e Chapecoense.
Em 2008, o Colorado bateu o Estudiantes por 2 a 1 no placar agregado e levou taça. Já em 2012, foi a vez do Tricolor Paulista ser campeão, após vencer o Tigre por 2 a 0, no jogo que ficou marcado por ter sido encerrado sem a disputa do segundo tempo. Por fim, em 2016, a Chapecoense foi declarada vencedora depois do trágico acidente aéreo na viagem à Colômbia para duelo com o Atlético Nacional.
Outros quatro clubes do futebol brasileiro conseguiram chegar à decisão da Sul-Americana, mas foram derrotados. É o caso de Fluminense, Goiás, Ponte Preta e Flamengo.
O Tricolor Carioca perdeu por 5 a 4 após dois jogos contra a LDU de Quito, em 2009. Já o Esmeraldino sofreu um revés nos pênaltis para o Independiente no ano de 2010. A Macaca, por sua vez, foi derrotada por 3 a 1 no agregado pelo Lanús. O último brasileiro a ser vice-campeão foi o Flamengo, que foi superado também pelo Independiente por 3 a 2 na soma dos placares.
Caso vença o RB Bragantino, o Athletico-PR também se tornará uma das equipes que mais vezes conquistaram o torneio continental. Os argentinos Boca Juniors (2004 e 2005) e Independiente (2010 e 2017) já levaram duas taças da competição.