Mateus Alves e Gabriel Decamps avançam às quartas do Rio de Janeiro Tennis Classic

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Os jovens paulistas Mateus Alves e Gabriel Decamps estão nas quartas de final do Rio de Janeiro Tennis Classic – ATP Challenger 80, que está sendo disputado até domingo, no Parque Olímpico da Barra.
Representantes da nova geração do tênis brasileiro, os dois tenistas avançaram pela primeira vez na chave de um torneio da série ATP Challenger Tour. Alves, 20 anos e 606º do mundo, estreou com vitória sobre o argentino Matias Franco Descotte e, nesta quinta-feira, após travar uma batalha de três horas contra o russo Bogdan Bobrov, 489º, surpreendeu o adversário em 2 sets a 1, parciais de 7/6(4) 3/6 6/3.
“Estou muito feliz com o resultado de hoje. Foi uma batalha física e mental de três horas, com condições difíceis, muito calor e umidade alta. Tive que me superar em muitos momentos do jogo, com desidratação e cãibra. Vamos com tudo amanhã e espero conseguir jogar o meu melhor tênis”, contou Alves, que desafia nesta sexta-feira o argentino Nicolas Kicker, que derrotou o paulista Igor Marcondes, por 6/4 6/1.
Já Decamps, 22 anos e 654º, iniciou sua trajetória no circuito profissional em julho, quando conquistou seu primeiro ponto na ATP. Morando atualmente em Cannes, na França, ele jogou 12 futures até chegar ao Rio de Janeiro Tennis Classic. Soma até aqui 45 vitórias em 56 jogos.
Gabriel Decamps avançou para as quartas do Rio de Janeiro Tennis Classic
Depois da estreia contra o colombiano Nicolas Barrientos, Decamps obteve sua segunda vitória no Challenger carioca ao passar pelo colombiano Alejandro Gomez, 511º, de virada, por 3/6 6/4 6/1.
“Comecei nervoso, senti um pouco a pressão. Mas depois consegui me adaptar melhor, impor meu ritmo de jogo e manter a minha intensidade”, disse Decamps. Em busca de uma vaga nas quartas de final, também nesta sexta, ele encara o paulista Daniel Dutra Silva, 364º, que passou pelo gaúcho Rafael Matos, 688º, por 6/3 ret.
Além de Alves, Decamps e Silva, o Brasil ainda tem o paranaense Thiago Wild, cabeça de chave 1 e 131º, nas quartas de final. Ele joga contra o japonês Kaichi Uchida, cabeça 8 e 319º.
Já nas duplas, os cabeças de chave 1, os gaúchos Orlando Luz e Rafael Matos, se classificaram para as semifinais ao vencerem a parceria João Lucas Reis da Silva/Gabriel Sidney, por 6/0 6/4. Outro brasileiro, o carioca Fernando Romboli também está nas semifinais. Jogando ao lado do norte-americano Jamie Cerretani, a parceria venceu Bogdan Brobov/Alejandro Gonzalez, por 6/2 3/6 10-6.
Resultados desta quinta-feira:
Simples – oitavas
Daniel Dutra da Silva (BRA) d. Rafael Matos (BRA) – 6/3 ret
Nicolas Kicker (ARG) d. Igor Marcondes (BRA) – 6/4 6/1
Kaichi Uchida (JPN) d. Genaro Alberto Olivieri (ARG) – 3/6 6/3 6/1
Gabriel Decamps (BRA) d. Alejandro Gomez (COL) – 3/6 6/4 6/1
Mateus Alves (BRA) d. Bogdan Bobrov (RUS) – 7/6(4) 3/6 6/3
Duplas – quartas
Alexander Merino (PER)/Federico Zeballos (BOL) d. Victor Alves (BRA)/João Fonseca (BRA) – 7/5 6/4
Orlando Luz (BRA)/Rafael Matos (BRA) d. João Lucas Reis da Silva (BRA)/Gabriel Sidney (BRA) – 6/0 6/4
Jamie Cerretani (USA)/Fernando Romboli (BRA) d. Bogdan Bobrov (RUS)/Alejandro Gonzalez (COL) – 6/2 3/6 10-6