Veja como foi a temporada de 2021 dos 11 reforços do Santos após o transfer ban

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A temporada de 2021 do Santos foi marcada por resultados ruins dentro de campo, com briga contra o rebaixamento no Paulistão e no Campeonato Brasileiro e eliminações precoces na Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil. Fora de campo, o alto número de contratações uma das coisas que chamou a atenção.
Ao todo, o Peixe acertou com 11 jogadores neste ano, aproveitando o fim do transfer ban da Fifa que o impossibilitou de inscrever novos atletas entre outubro de 2020 e maio de 2021. Confira quem se destacou e quem decepcionou dentre os reforços do Santos:
Jandrei
Sem clube após rescindir com o Genoa, da Itália, o goleiro Jandrei assinou com o Santos até o final do Campeonato Paulista de 2022. Reserva de João Paulo, o arqueiro fez apenas um jogo na temporada, na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, na Arena da Baixada.
Danilo Boza
Aos 23 anos, o zagueiro Danilo Boza assinou com o Peixe por empréstimo até o fim de 2021 após um bom Campeonato Paulista pelo Mirassol. No Alvinegro, o jogador participou de 22 partidas, sendo 16 delas como titular. Ao final do vínculo, o Santos não exerceu a opção de compra, no valor de R$ 2 milhões, e o defensor retornou ao Mirassol.
Emiliano Velázquez
O uruguaio Velázquez estava livre no mercado após o fim do contrato com o Rayo Vallecano, da Espanha, e assinou com o Santos até o fim de 2022. O zagueiro fez apenas 10 jogos pelo clube da Vila Belmiro (todos como titular), mas somou boas atuações. Acabou fora da reta final da temporada por uma lesão importante no músculo posterior da coxa esquerda.
Moraes
O lateral-esquerdo Moraes foi o primeiro reforço do Santos em 2021. O jogador de 24 anos chegou por empréstimo do Atlético-GO com contrato até 30 de abril de 2022. Em seu primeiro ano no Peixe, o defensor viveu altos e baixos, somando 15 jogos.
Vinícius Zanocelo
Zanocelo foi uma das boa novidades do Santos em 2021. O garoto de 20 anos chegou por empréstimo da Ferroviária até 31 de maio de 2023 e sempre correspondeu dentro de campo. Em 26 partidas, acumulou duas assistências. Terminou a temporada como titular no time de Fábio Carille.
Camacho
Mesmo chegando em baixa após rescindir com o Corinthians, Camacho se destacou pelo Santos e rapidamente conquistou a titularidade com Fernando Diniz. O volante de 31 anos assinou com o Alvinegro até o fim de 2022, disputou 34 jogos e deu uma assistência.
Augusto
Augusto foi o único dos reforços de 2021 que não entrou em campo pela equipe principal. Emprestado pelo Real Madrid até junho de 2022, o meia de 22 anos não agradou nos treinos e foi para o time B, pelo qual disputou quatro partidas e marcou um gol.
Matías Lacava
Matías Lacava pouco atuou no profissional. Foram apenas duas partidas, ambas saindo do banco de reservas. O meia venezuelano de 19 anos estava no Puerto Cabello-VEN e assinou por empréstimo até de 2022.
Marcos Guilherme
Reforço de 2021 que mais entrou em campo, Marcos Guilherme disputou 45 jogos, marcando seis gols e dando três assistências. Emprestado pelo Internacional até 30 de junho de 2022, o meia-atacante foi improvisado em diversas posições e terminou a temporada como ala.
Léo Baptistão
Livre no mercado depois de rescindir com o Wuhan, da China, Léo Baptistão assinou com o Peixe até maio de 2023. O centroavante de 29 anos realizou somente oito jogos antes de sofrer uma lesão na panturrilha esquerda. Não balançou a rede em sua primeira temporada no clube.
Diego Tardelli
Reforço mais velho do Santos em 2021, Diego Tardelli marcou um gol em 13 partidas, mas foi importante na briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O atacante de 36 anos estava sem clube, assinou até o final do ano e não teve seu contrato renovado.
Entenda o transfer ban:
Por conta de uma punição de transferências da Fifa em decorrência de uma dívida com o Huachipato, do Chile, pela contratação de Yeferson Soteldo, o Santos esteve proibido de inscrever novos jogadores entre outubro de 2020 e maio de 2021.
Antes disso, o clube também sofreu um transfer ban por uma pendência com o Hamburgo, da Alemanha. No hiato de dois dias entre o fim de uma punição de início de outra, o Peixe contratou o zagueiro Laércio para o elenco principal e seis jovens para as equipes de base.