Flamengo busca primeiro troféu da temporada 2022

Técnico português Paulo Sousa montou a equipe do Flamengo durante a última semana visando o jogo deste domingo, visando a final da Supercopa do Brasil - Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Flamengo e Atlético Mineiro vão decidir a Supercopa do Brasil neste domingo, na Arena Pantanal, em Cuiabá. A partida que reúne o atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o Galo, e o vice brasileiro, será às 16 horas.

Nos últimos dois anos, o Fla chegou como campeão brasileiro e levantou a taça em ambas as ocasiões. Em 2020, bateu o Athletico-PR e, ano passado, o Palmeiras. O Rubro-Negro agora revive a grande rivalidade da década de 1980 contra os mineiros na busca pelo tricampeonato. Naquela década, a dupla se enfrentou em quatro duelos decisivos e o Flamengo levou vantagem em três.

O confronto deste ano foi cercado de polêmicas, principalmente com relação à escolha do local do jogo. Pelo regulamento da CBF, este deve ser um campo neutro, mas como o Flamengo possui uma grande torcida em quase todas as regiões do país, o Atlético se sentiu prejudicado. A direção do clube mineiro chegou a sugerir que a partida fosse em Belo Horizonte, mas a CBF decidiu por Cuiabá.

Os dois times chegam em momentos diferentes para a disputa. Embora ambos tenham novos treinadores, o Galo manteve praticamente o mesmo time e o mesmo esquema de jogo com o técnico Antônio Mohamed. Enquanto isso, o Fla iniciou uma reformulação com o português Paulo Sousa e ainda está se adaptando ao novo esquema.

"O Atlético fez uma temporada extraordinária, ganhando praticamente tudo. Ou seja, motivados. Nós iniciamos um processo completamente novo, onde estamos crescendo bastante", afirmou Paulo Sousa.

A decisão será em jogo único, com as equipes em igualdade de condições. Se a partida terminar empatada nos 90 minutos, o título será decidido nos pênaltis.