Fla e Flu abrem decisão do Campeonato Carioca 2022

Arquirrivais se enfrentam hoje à noite no Maracanã pelo jogo de ida da final - Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A grande final do Campeonato Carioca de 2022 começa a ser disputada hoje, a partir das 21h40, no Maracanã. De um lado, o Flamengo busca o inédito tetra estadual. Do outro, o Fluminense tenta, além de barrar as pretensões do rival, voltar a vencer a competição após nove anos de jejum.

Atual tricampeão, o Rubro-Negro conquistou os dois últimos títulos em cima do Tricolor. No primeiro da série, em 2019, tinha no comando da equipe o mesmo Abel Braga, agora técnico do Flu.

Embora favorito pela força de seu elenco, o Flamengo vai encarar um rival que se tornou uma pedra em seu sapato nos últimos confrontos. Nos três duelos mais recentes, desde julho do ano passado, o Flu venceu todos.

"É um time que vai vir mordido, porque já não ganha há alguns jogos do Fluminense. Mas nós temos que procurar fazer um jogo igual. Essa é a nossa estratégia", disse Abel Braga, que viu sua equipe eliminar o Botafogo na semifinal, em um jogo emocionante disputado no último domingo.

O comandante tricolor reconheceu recentemente que sua equipe precisa apresentar uma melhora em sua performance se quiser brigar de igual para igual com o arquirrival pelo título do Campeonato Carioca de 2022.

"Temos uma equipe que controla bem o jogo na parte defensiva e tem uma saída de bola boa. Se você analisar individualmente, nossa parte ofensiva e de meio-campo têm jogadores que estão muito abaixo. Não cito nomes, mas é a verdade", disse.

Para a primeira partida, Abelão terá alguns desfalques certos. O zagueiro Nino, com dores na coxa, está fora. Já o atacante Fred, expulso contra o Alvinegro, cumprirá suspensão automática. Em recuperação de problemas físicos, Felipe Melo e Luiz Henrique são dúvidas. A novidade na equipe será a volta do goleiro Fábio.

Na equipe do técnico Paulo Sousa, o ala Rodinei está fora porque tem um desconforto muscular. Por outro lado, Bruno Henrique vem treinando normalmente e está à disposição. O meia Arrascaeta, que está servindo a seleção do Uruguai nas Eliminatórias, virá do Chile em voo fretado e pode ficar no banco de reservas.

O segundo jogo da final será no próximo sábado, às 18 horas. As duas equipes estão em pé de igualdade nas finais.