Chegou a hora da verdade

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O título carioca de 2022 será decidido neste sábado, com a realização do segundo jogo da final entre Flamengo e Fluminense. A segunda metade dos 180 minutos acontecerá novamente no Maracanã, a partir das 18 horas.

Na última quarta-feira, o Tricolor saiu na frente com dois gols de Germán Cano e está perto de levantar a taça. Além de encerrar um longo jejum (o time das Laranjeiras não é campeão estadual desde 2012), a equipe de Abel Braga pode barrar o sonho do primeiro tetracampeonato da história do rival.

O Flamengo tem dominado o Carioca desde 2019 e de lá para cá bateu o próprio Flu nas últimas duas finais. O momento, entretanto, está pendendo para o Tricolor, que chegou à quarta vitória seguida sobre a equipe da Gávea, embora em todas elas o favoritismo estivesse do outro lado.

Mas o alerta está ligado no Fluminense, que na semana passada foi eliminado pelo Olimpia-PAR na fase preliminar da Taça Libertadores da América. No jogo de ida, no Maracanã, o Tricolor venceu por 3 a 1, mas acabou perdendo por 2 a 0 no Paraguai e caiu nos pênaltis.

Do outro lado, o clima ficou tenso após a derrota, especialmente pela atuação muito ruim da equipe. Mais uma vez os comandados de Paulo Sousa não conseguiram render diante de uma equipe muito fechada e falhas individuais comprometeram o resultado no final.

Para o técnico português, a situação não é irreversível.

"Nós vamos reverter esta situação, não tenho dúvidas. E, sobretudo, reverter a qualidade de jogo que nós apresentamos, que teve muito longe daquilo que nós somos em termos individuais e coletivos", afirmou Paulo Sousa, que conta com o apoio da torcida, que lotou o Maraca no meio de semana.

"Sem dúvida são eles (os torcedores) que nos vão empurrar para que nos próximos 90 minutos possamos ser competitivos e podermos estar à altura de nossa qualidade individual e coletiva, de forma a podermos dar a volta neste resultado", completou.

Para o segundo jogo da final, Abel deve manter o mesmo time que iniciou o jogo na quarta-feira. Ele, entretanto, deve contar com o zagueiro Nino e o atacante Luiz Henrique à disposição após se recuperarem de problemas físicos.

O atacante Fred, que estava suspenso após expulsão no segundo jogo da semifinal contra o Botafogo, também será opção.

No Rubro-Negro, Vitinho teve lesão no posterior da coxa detectada e está fora da partida. Já o meia Arrascaeta deve iniciar o jogo entre os titulares, assim como Bruno Henrique. As dúvidas ficam por conta do lateral-direito Rodinei e do zagueiro Fabrício Bruno. O primeiro se recuperou de um desconforto muscular e pode retornar, mas o segundo segue com dores no pé esquerdo.