Fifa abre investigação de denúncia que pode tirar Equador da Copa do Mundo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta quarta-feira, a Fifa decidiu abrir uma investigação sobre uma denúncia apresentada pela Associação de Futebol do Chile contra a Federação Equatoriana de Futebol. O chilenos contestam que Byron Castillo, nascido na Colômbia, atuou irregularmente pela seleção do Equador em oitos partidas da Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Caso os equatorianos sejam considerados culpados, a equipe perderia os pontos dos jogos em que Byron Castillo atuou, que alteraria a tabela de classificação. O Equador, que terminou em quarto lugar, perderia a vaga e Chile se classificaria.

Após os chilenos apresentarem a denúncia, os equatorianos responderam que Byron Castillo é “um cidadão equatoriano para todos os efeitos legais, tanto na esfera civil quanto desportiva”. A organização também reiterou que o atleta de 23 anos está “devidamente inscrito na autoridade nacional competente, contando com toda a documentação nacional em regra”.

A investigação será feita pelo Comitê disciplinar da Fifa. A decisão final poderá ser contestada no Comitê de Apelações da entidade e, caso seja necessário, será levada ao Tribunal Arbitral do Esporte.

Confira o comunicado da Fifa sobre a abertura da investigação:

“Conforme recentemente confirmado pela FIFA, a Federação Chilena de Futebol apresentou uma denúncia ao Comitê Disciplinar da FIFA, na qual apresenta várias alegações sobre a possível falsificação dos documentos que conferem a nacionalidade equatoriana ao jogador Byron David Castillo Segura, bem como a possível descumprimento do referido jogador com os critérios de convocação para participar com a seleção nacional da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) em oito partidas classificatórias, correspondentes à fase preliminar da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022.

Diante do exposto, a FIFA decidiu abrir um processo disciplinar em relação ao possível descumprimento por Byron David Castillo Segura dos critérios de convocação das partidas indicadas. Nesse contexto, a FEF e a Federação Peruana de Futebol foram convidadas a apresentar suas posições perante o Comitê Disciplinar da FIFA. Mais detalhes serão publicados em breve”.