Análise: Santos mostra evolução, e Vila Belmiro se firma como 12º jogador

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Por Rodrigo Matuck

Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, o Santos deu o troco no Coritiba na noite desta quinta-feira. O time venceu por 3 a 0, em casa, e avançou às oitavas de final do torneio. A classificação evidencia dois pontos importantes para o Peixe: a evolução da equipe e a força da Vila Belmiro.

Desde que Fabián Bustos assumiu o comando do clube, no final de fevereiro, o Alvinegro Praiano vem mostrando uma boa evolução dentro de campo. Depois de penar nos primeiro jogos, o comandante parece que enfim conseguiu encontrar uma escalação ideal.

Atuando no sistema 4-4-2 (que muitas vezes varia para um 4-2-4), o Santos tem conseguido recuperar o seu DNA ofensivo. Tanto no último domingo, na goleada de 4 a 1 sobre o Cuiabá, quanto nesta quinta, isso ficou evidente. Não à toa, foram sete gols marcados em dois embates.

A novidade da vitória sobre o Coritiba foi a variação de lado. Depois de apostar muito na direita nos últimos compromissos, especialmente devido a boa fase de Léo Baptistão, o Santos conseguiu dividir as ações com o lado esquerdo. Isso porque Jhojan Julio, enfim, fez um bom jogo.

Com o equatoriano acertando suas jogadas e contribuindo bem com o sistema defensivo, a vida de Lucas Pires facilitou. O lateral-esquerdo apareceu bem na linha de fundo diversas vezes. Foi assim, inclusive, que o Peixe marcou o segundo gol, que trouxe tranquilidade ao time. O Menino da Vila desceu com liberdade e cruzou na medida para Madson marcar.

Além de mostrar a evolução santista, o resultado também evidencia a força da Vila Belmiro. O estádio se tornou o 12º jogador do clube. Já são seis vitórias seguidas no “Alçapão”. Desde que Bustos chegou, o time está com 100% de aproveitamento no local.

Agora, resta ao Santos tentar repetir esse bom desempenho quando atua longe de casa também. No próximo domingo, o clube visita o Goiás, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, torneio que o Peixe é vice-líder, com dois pontos a menos que o primeiro colocado, que é o Corinthians.