Alison dos Santos vence em Doha e assume a liderança do ranking mundial

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ganhador da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, Alison dos Santos venceu nesta sexta-feira a prova dos 400 metros com barreiras da primeira etapa da Liga Diamante de 2022, o principal circuito de competições da World Athletics (WA), em Doha, no Catar.

O atleta paulista de apenas 21 anos completou a prova em 47s24, assumindo a liderança do Ranking Mundial da WA, numa ótima exibição. Ele derrotou o norte-americano Rai Benjamin, prata em Tóquio, que ficou em segundo lugar com 47s49. O irlandês Thomas Barr terminou em terceiro lugar, com 49s67. A marca de Alison é o recorde da competição, que era também de Rai Benjamim, com 47s38.

O brasileiro começou bem a temporada e tem como objetivo a curto prazo o pódio no Campeonato Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, de 15 a 24 de julho, e uma medalha na Olimpíada de Paris, em 2024.

O líder do ranking mundial era até esta sexta-feira o norte-americano Kallifah Rosser. Alison começou a temporada de 2022 com a disputa dos 400 metros rasos em Walnut, na Califórnia,  com 44s54, seu recorde pessoal nesta prova, no dia 16 de abril. Em seguida, disputou os 400 metros com barreiras no Drake Relays, em Des Moines, também nos Estados Unidos, obtendo o tempo de 48s41.

Piu, como Alison é conhecido no atletismo, volta a competir agora em Eugene, Oregon, em mais uma etapa da Liga Diamante, no dia 28 de maio. Alison e o treinador Felipe de Siqueira estão desde o dia 3 de março no Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Chula Vista, na região de San Diego, na Califórnia.