Ferj anuncia mudanças na fórmula do Campeonato Carioca

Por Agência Brasil

Campeão do tradicional título da Taça Guanabara, 1º turno da competição, será quem fizer mais pontos nas 11 rodadas iniciais

Uma fase principal com 12 participantes. Todos se enfrentando em turno único no sistema de pontos corridos. E os quatro primeiros avançando às fases decisivas. A semifinal e a final serão decididas em dois jogos. Essa é a nova fórmula do Campeonato Carioca para as duas próximas temporadas. O modelo foi aprovado por unanimidade pelos clubes presentes na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), na tarde desta segunda-feira.

O título da tradicional Taça Guanabara vai ficar com o time que fizer mais pontos nas 11 rodadas iniciais. Já a Taça Rio será disputada entre os times que ficarem de 5º ao 8º lugar. Antes da fase principal, o torneio terá uma etapa preliminar prevista para começar em 16 de janeiro e seguir até 25 de fevereiro.

As equipes da Cabofriense, Friburguense, Americano, América, Nova Iguaçu e Sampaio Correa vão brigar pela única vaga para a etapa principal.

O Flamengo é o atual campeão carioca, ao vencer o Fluminense nas finais disputadas em julho. A edição 2020 da competição regional ficou paralisada por mais de três meses devido à pandemia da covid-19.