Reprodução / Lucas Figueiredo/CBF

Clubes enviam ofício à CBF sugerindo paralisação do Campeonato Brasileiro durante Copa América

Por Redação

As equipes mantém o receio de sofrer desfalques durante a disputa da competição nacional, com isso, pedem à CBF uma mudança no calendário brasileiro

Com o início da temporada, os clubes seguem movimentando-se no mercado de transferências. No entanto, as diretorias também estão se precavendo para evitar a perda de seus reforços durante a disputa do principal torneio nacional: o Campeonato Brasileiro.

Nesse sentido, nove clubes da Série A se uniram para fazer um pedido à CBF, buscando a suspensão do Brasileirão durante a realização da Copa América, agendada de 20 de junho a 14 de julho nos Estados Unidos. Os clubes que solicitaram essa mudança são: Botafogo, Athletico-PR, Atlético-MG, Flamengo, Red Bull Bragantino, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco. Suas diretorias aguardam uma resposta da entidade máxima do futebol brasileiro.

O Flamengo está liderando as negociações com a CBF. Após a vitória sobre o Bangu na última quinta-feira (15), Luiz Carlos, gerente de futebol do clube, anunciou que o Flamengo e outras equipes se uniram para propor a suspensão do Campeonato Brasileiro. Vale destacar que o clube Rubro-Negro seria o mais prejudicado, já que perderia oito jogadores do time principal.

"Este assunto, sobre a suspensão do Brasileirão durante a Copa América, está sendo discutido diretamente pelo presidente, pelo Bruno Spindel e pelo vice-presidente. Eles estão em conversa para garantir uma atenção especial, visando reduzir os prejuízos dos clubes. A direção está tratando diretamente disso para que tenhamos informações mais claras", afirmou Luiz Carlos em entrevista coletiva.

Segundo informações da Band, a mudança no calendário visa trocar as quatro rodadas do Brasileirão que coincidiriam com a Copa América pelas fases eliminatórias da Copa do Brasil. Assim, em vez de jogos do Brasileiro, seriam disputadas as oitavas e quartas de final da competição nacional, evitando desfalques durante o Campeonato Brasileiro.

Se a solicitação dos clubes for aprovada pela CBF, a final da Copa do Brasil seria adiada, apesar do avanço das oitavas e quartas de final. Nesse caso, a decisão final aconteceria nos dias 11 e 15 de dezembro, após o término do Campeonato Brasileiro.

  • Tags: