Fluminense De Cabeça Erguida: Renato Gaúcho Valoriza Campanha No Mundial E Cobra Respeito A Técnicos Brasileiros

Renato Gaúcho na beira do campo em Fluminense x Chelsea. - Foto: Sven Hoppe/picture alliance via Getty Images

Fluminense
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Fluminense deu adeus à Copa do Mundo de Clubes da FIFA após derrota por 2 a 0 para o Chelsea, mas não saiu derrotado em termos de imagem e postura. Em coletiva concedida logo após a partida, Renato Gaúcho fez questão de ressaltar o valor da campanha tricolor e apontou que a responsabilidade da equipe aumenta a partir de agora.

“Sem dúvida alguma, saímos de cabeça erguida. O torcedor viu entrega, viu evolução. Vencemos times com investimentos absurdamente superiores, como Inter de Milão e Al-Hilal. Isso reacendeu o orgulho do torcedor”, afirmou o técnico, que preferiu não se escorar na polêmica do pênalti anulado sobre Chalobah no primeiro tempo. “Eu achei pênalti. Mas não vamos usar isso como desculpa”, completou.
O Fluminense chegou à semifinal invicto. Enfrentou e superou adversários de peso, o que reforçou não apenas o nome do clube, mas também o papel do treinador brasileiro, segundo Renato. “Essa campanha recolocou o técnico brasileiro em outro patamar. Flamengo, Palmeiras, Botafogo e agora o Fluminense mostraram que temos capacidade. Só precisamos ser respeitados e valorizados.”
Apesar da eliminação, a atuação diante de uma potência como o Chelsea, cujo autor do primeiro gol, João Pedro, custou mais de R$ 400 milhões ao clube inglês, serviu como parâmetro. “Não dá para competir financeiramente. Formamos e vendemos jogadores. Sempre foi assim e vai continuar sendo. Mas mostramos que taticamente podemos competir”, analisou Renato.
O treinador também alertou para a nova realidade que o time enfrentará após a volta ao Brasil. “A responsabilidade aumentou. O torcedor viu que podemos jogar de igual para igual. Agora vai cobrar mais. E com razão”, disse.
Na próxima quinta-feira, dia 17, o Fluminense retoma a disputa do Campeonato Brasileiro diante do Cruzeiro, no Maracanã. Com dois dias de folga programados, Renato espera reencontrar um elenco motivado. “Jogamos para o mundo. Agora voltamos para nossa rotina. Mas mostramos que temos condições de seguir brigando.”
Fontes: Entrevista coletiva oficial do técnico Renato Gaúcho