Queijos Regina cria série Tábuas e Taças com dicas de harmonizações para brancos, rosês, tintos e espumantes

- Foto: Reprodução.

Geral
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um espaço dedicado aqueles que apreciam harmonizar queijos e vinhos, principalmente nesta época do ano. Pensando nisso, Queijos Regina convidou uma sommelière para dar dicas valiosas aos seus consumidores, onde combinações simples se transformam em experiências cheias de sabor.

A série Tábuas e Taças, que está sendo disponibilizada ao longo deste mês nos canais digitais da marca, conta com quatro episódios, cada uma deles inspirado em um estilo de vinho, todos com curadoria de Flávia Maia. A sommelière profissional, formada pela ABS-SP, com formação superior em Gastronomia, mantém uma confraria feminina e, São Paulo, além de conduzir degustações corporativas e manter um perfil dedicado exclusivamente ao mundo do vinho no Instagram.

Considerando que queijos mais suaves e moles harmonizam melhor com vinhos mais leves e frescos, e queijos mais intensos e duros pedem vinhos mais estruturados, a sommelière criou sugestão de montagem de tábuas utilizando o portfólio do Queijos Regina para harmonizar perfeitamente com vinhos brancos, rosês, tintos e espumantes.
Começando pelo branco, que numa escala de intensidade é o primeiro sugerido dentro da proposta de degustação conjunta com outros tipos de vinhos, a tábua apresentada contempla queijos brie, suíço, edam, gouda, emnental e até o azul (tipo gorgonzola), além de creme de ricota, que pode ser servido puro ou como base para pastinhas e patês.
“Diferente do que pensamos, queijos são mais fáceis de serem harmonizados com vinhos brancos do que os tintos. Isso acontece porque o sal e o tanino - muito presente nos tintos - não resultam numa combinação agradável com a maioria dos tipos de queijos, pois torna os sabores mais suaves um tanto quanto amargos”, comenta a especialista.
Pensando na elaboração de uma tábua de queijos para acompanhar o vinho rosê, considerado um verdadeiro coringa à mesa, o gouda, emnental, suíço, edam e provolone são perfeitos. Flavia Maia explica que os vinhos rosê se comportam muito bem com uma grande variedade de queijos, sustentando a textura dos mais frescos e equilibrando o sal dos mais curados.
Aos fãs dos tintos, parmesão, provolone e reino lideram a seleção de uma tábua combinada para atender a sabores mais intensos. E por fim, os espumantes, que ainda mais que os rosês, são facilmente combinados na arte da harmonização, sugerimos uma extensa seleção que contempla desde o brie, azul, gouda, edam, suíço, parmesão, reino, provolone e até a muçarela. “Sua acidez e efervescência suportam tanto queijos mais leves, quanto os mais encorpados”, comenta Flávia.
Para mais dicas sobre harmonizações acesse o site do Queijos Regina e acompanhe o perfil da marca no Instagram.

Mais informações: https://www.regina.com.br/
Instagram: @queijosregina