Câmara de São Gonçalo chega 'às vias de fato'

Vereador Eduardo Gordo agride outro parlamentar dentro da Câmara de São Gonçalo - Foto: Reprodução de vídeo

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após ter vivido episódios de violência na sessão ordinária desta terça (1º), que é marcado por ser o Dia Nacional do Vereador, a Câmara Municipal de São Gonçalo emitiu posicionamento oficial sobre agressões físicas do parlamentar gonçalense Eduardo Gordo (MDB) que, após discussão acalorada, desferiu um soco em seu colega do Legislativo municipal, Professor Paulo (PCdoB). A cena foi capturada pela recém inaugurada TV Câmara, lançada pela Câmara Municipal da cidade da Região Metropolitana do Rio, na última semana.

"A Câmara Municipal de São Gonçalo Repudia qualquer tipo de agressão. Por mais que entenda que os temas debatidos na Casa despertem paixões e discussões acaloradas, a Câmara entende que a violência não tem lugar no debate democrático e não pode nem deve ser utilizada sob qualquer pretexto. O presidente Diney Marins já tomou as medidas cabíveis, oficiou a Comissão de Ética", diz a íntegra da nota, enviada pela assessoria de imprensa da Casa Legislativa gonçalense.

O PCdoB, partido do vereador Professor Paulo, vítima das agressões, também emitiu posicionamento em defesa de seu filiado.

"A direção do PCdoB repudia de forma veemente a agressão física promovida pelo vereador Eduardo Gordo contra o vereador Professor Paulo, no plenário da Câmara Municipal, durante debate na sessão de ontem, dia 1º de outubro. Incapaz de debater ideias, Eduardo Gordo costuma recorrer à truculência e à força bruta, comportamento que marca a sua vida pregressa. A utilização deste expediente rebaixa o papel da Câmara e mancha o parlamento gonçalense", relata trecho da nota do PCdoB, que também reafirma não recuar, apesar da agressão.

"Não nos abateremos nem nos calaremos. A sociedade condena o banditismo político e é nela que encontramos força todos os dias para continuarmos a nossa luta em defesa da cidade e do seu povo. Esperamos que o presidente da Câmara adote as medidas cabíveis, nos termos do código de ética da casa. Eduardo Gordo não merece o cargo que ocupa. A devida ocorrência também já foi registrada na 72ª Delegacia Policial e o exame de corpo de delito já foi feito. O agressor responderá judicialmente pelo ato", complementa o documento.

A reportagem de O FLUMINENSE tentou contato com o vereador Eduardo Gordo, mas não teve sucesso.

Discussão

No vídeo divulgado pela TV Câmara, é possível ouvir trecho da discussão na qual Gordo, em tom alterado, ameaça Professor Paulo, antes de partir para a agressão.

"Não repita meu nome, ou então, eu corto sua língua", gritou Gordo.

Depois da agressão, Gordo sentou em sua cadeira e comunicou que iria se retirar do plenário.