Patrocinador de Prêmio Internacional do Nasa Rover challenge visita escola de São Gonçalo

O cientista alemão Ralf Heckel, criador dos prêmios de Melhor Equipe Internacional e de Telemetria do Nasa Rover Challenge, junto com alunos do Colégio Santa Terezinha - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Primeira escola do Brasil a competir e ser premiada no NASA Human Exploration Rover Challenge, o Colégio Santa Terezinha, de São Gonçalo, recebe a visita do embaixador das equipes internacionais da competição, o cientista alemão Ralf Heckel. Criador dos prêmios de Melhor Equipe Internacional e de Telemetria do Nasa Rover Challenge, Heckel está no Brasil como parte do tour

O Santa Terezinha foi a primeira escola do Brasil a competir e ser premiada no NASA Human Exploration Rover Challenge

Foto:Divulgação
"Próxima década, próxima geração. Onde estamos, para onde estamos indo?", que até janeiro de 2020 irá visitar vários países participantes da corrida realizada anualmente pela agência espacial americana em Huntsville, Alabama.

Durante a visita, Heckel já ministrou palestras no Santa Terezinha e na Universidade Federal Fluminense sobre o futuro da exploração espacial e a importância do engajamento da chamada Geração Marte, jovens que participarão, no futuro, de missões a outros planetas. O engenheiro também deu suporte técnico à equipe Spacetroopers Brasil, time do Santa Terezinha premiado como Melhor equipe Internacional de 2017 e Top 10 Nasa na classificação geral da corrida de 2019.

Fundador do Instituto Internacional de Educação Espacial (ISEI), uma organização sem fins lucrativos sediada em Leipzig, Alemanha, desde 2005 Ralf Heckel mobiliza estudantes de diversos países em competições de tecnologia. Pupilo do engenheiro Jesco Von Puttakamer, ex-diretor da Estação Espacial Internacional já falecido, Heckel realiza, através do instituto, mais de 300 eventos por ano direcionados à educação espacial. O ISEI já investiu mais de 2,5 milhões de euros em seus projetos educacionais.

O principal objetivo da jornada pelo mundo é levar a jovens de vários países o desejo de aprender, projetar, trabalhar e criar um futuro espacial, incentivar carreiras ligadas de alguma forma à exploração espacial. No programa da visita, Heckel reuniu todas as experiências consolidadas pelo homem na exploração espacial até o 50º ano do pouso na Lua e apresentou um panorama da próxima década para todos que, de alguma maneira, desejam fazer parte do futuro da exploração espacial na lua e outros planetas.

O principal objetivo da jornada pelo mundo é levar a jovens de vários países o desejo de aprender, projetar, trabalhar e criar um futuro espacial, incentivar carreiras ligadas de alguma forma à exploração espacial

Foto:Divulgação
Antes do Brasil, Heckel visitou times internacionais no México e República Dominicana. Ele também visitará Espanha, Índia, Rússia e Estados Unidos.

A NASA realiza o Nasa Rover Challenge há mais de 25 anos no U.S. Space & Rocket Center, na cidade de Huntsville, no Alabama. A competição visa a estimular o interesse dos jovens pela ciência, tecnologia, engenharia e pela pesquisa aeroespacial. O NASA Rover Challenge é dividido em duas categorias: Ensino Médio e Universitário. O Colégio Santa Terezinha participou (e saiu premiado) da categoria Ensino Médio. Trata-se de uma corrida de obstáculos e tarefas. Cada equipe constrói seu próprio Rover e deverá dirigi-lo pelo percurso da NASA. Os Rovers precisam ser movidos por força humana e carregar dois estudantes, de ambos os sexos, por esse percurso cheio de obstáculos, que simula terrenos extraterrestres como crateras, depressões, inclinações, montanhas.