EUA e China alcançam marca de 10 milhões de vacinas aplicadas

Estados Unidos e China atingem número recorde de vacinação da Covid - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Mundo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os Estados Unidos e a China se tornaram os dois primeiros países a ultrapassar a marca de 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. Essa informação é resultado de um levantamento do projeto "Our World in Data", ligado à Universidade de Oxford. Até esta quarta (13) quase 30 milhões de doses foram administradas em todo o mundo, e as duas maiores economias do planeta lideram a vacinação até o momento, com os EUA um pouco à frente com 10,28 milhões, contra 10 milhões da China


Na sequência, com mais de um milhão de doses aplicadas, vêm Reino Unido (3,07 milhões), Israel (2,99 milhões) e Emirados Árabes Unidos (1,39 milhão). Completam o top dez: Itália (800,7 mil), Rússia (800 mil), Alemanha (758 mil), Espanha (581 mil) e Canadá (388 mil).


No ranking proporcional, Israel lidera disparado. Com uma meta ambiciosa de vacinar toda a população vulnerável até o fim do mês, o país já aplicou 23 doses para cada 100 habitantes. Em seguida estão Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Reino Unido e Estados Unidos. O número de doses aplicadas pode ser diferente do total de pessoas vacinadas porque alguns países já estão aplicando a segunda dose.

Vacinação no Brasil


Até o momento, o Brasil ainda não autorizou o uso emergencial de nenhuma vacina e não começou a vacinar a população contra a Covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai analisar no domingo (17) os pedidos de uso emergencial de duas vacinas: a de Oxford/AstraZeneca, que tem parceria com a Fiocruz, e da CoronaVac, que é desenvolvida pela Sinovac e tem parceria com o Instituto Butantan.