Dono da Amazon é um dos tripulantes do primeiro voo civil ao espaço

Bezos também é dono da Blue Origin, voltada ao setor aeroespacial e que construiu a espaçonave - Foto: Rerprodução

Mundo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, decolou nesta terça (20), às 10h12 (horário de Brasília) para sua primeira viagem espacial. O dono da Amazon estava a bordo de uma nave construída por outra própria empresa, a Blue Origin, voltada ao setor aeroespacial.

O bilionário de 57 anos estava acompanhado de uma tripulação eclética, que não inclui astronautas profissionais: será o primeiro voo civil sem piloto ao espaço. Fizeram parte da viagem o irmão de Bezos, uma piloto de 82 anos, sendo esta a pessoa mais velha a ir ao espaço, e um holandês de 18 anos, o mais jovem a ir ao espaço — e a primeira pessoa que pagou por isso.

Nenhum funcionário ou astronauta da Blue Origin esteve na aeronave, que fez um voo autônomo. A cápsula New Shepard partiu de uma base remota no deserto do oeste do Texas, chamada Launch Site One, cerca de 40 quilômetros ao norte de Van Horn, a cidade mais próxima.

O voo deve durou cerca de 10 minutos, ultrapassando a Linha de Kármán, que fica a 100 km acima do nível do mar – limite convencionado para definir o início do espaço. O voo de Bezos com a cápsula New Shepard acontece no mesmo dia em que, há 52 anos atrás, o homem chegava à Lua.