Por Por Eve Brennan
O Exército de Israel confirmou que atacou o estúdio do canal de televisão estatal iraniano, IRINN, nesta segunda-feira (16).
As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram que sua Força Aérea "conduziu um ataque preciso com base em informações fornecidas pela Diretoria de Inteligência, visando um centro de comunicações que estava sendo usado para fins militares pelas Forças Armadas Iranianas".
"O prédio foi usado pelas Forças Armadas Iranianas sob o pretexto de atividade civil, encobrindo o uso militar da infraestrutura e dos ativos. O ataque prejudicou diretamente as capacidades militares das Forças Armadas Iranianas", alegaram as FDI.
O Ministro da Defesa israelense, Israel Katz, também confirmou que os militares atacaram o estúdio.
“A agência de transmissão de propaganda e incitação do regime iraniano foi atacada pelas Forças de Defesa de Israel após uma desocupação em larga escala da área circundante. Atacaremos o ditador iraniano em todos os lugares”, alertou Katz no X.
A confirmação do ataque ocorre após explosões interromperem uma transmissão ao vivo da âncora Sahar Imami.
"Antes do ataque, as FDI forneceram um aviso prévio eficaz à população civil, incluindo ligações telefônicas, e conduziu o ataque de maneira precisa a fim de mitigar os danos aos civis na medida do possível", pontuaram os militares israelenses.
Na manhã desta segunda, as FDI emitiram uma ordem de desocupação no 3º Distrito de Teerã, onde a Rádio e Televisão da República Islâmica do Irã tem escritórios.