Como entender a sua empresa?

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É comum o pensamento dos funcionários da empresa não ser nada parecido com o pensamento do dono. Especialistas em gestão ensinam que a cultura da empresa deve refletir o pensamento do dono, no entanto, nem sempre isso acontece.  Mas será que é tão difícil as pessoas entenderem o que o dono quer? Será que a empresa que o dono fez com suas ideias, com a sua visão, com todo o seu conhecimento não é compartilhada por aqueles que têm a missão de tocá-la?

Será que o cliente quando escolhe aquela empresa para se relacionar consegue enxergar qual é a missão e os valores dela ou não estão nem aí para isso? Na verdade, muitas empresas vivem dois universos: um é aquele que o dono acredita estar passando, e o outro é como seus funcionários e os clientes enxergam. Isso pode ser o sucesso ou o fracasso do seu negócio.

O primeiro cliente da sua empresa é o seu funcionário, e se ele não comprar a ideia, ele não vende! Podemos avaliar no dia a dia quantos conflitos influenciam diretamente os resultados em razão de as pessoas não estarem preparadas para tocar a empresa. São ordens passadas às pressas, são cobranças feitas em alguém que sequer recebeu treinamento para fazer aquele trabalho, são processos jogados nas pessoas sem uma prévia comunicação de como fazê-lo, são produtos lançados sem o conhecimento da equipe e assim vai. Para qualquer negócio evoluir é necessário organização de ideias, métodos e comunicação. 

O plano estratégico deve estar alinhado desde o presidente até o funcionário mais modesto, e acredite, isso não é pedir muito. A empresa que não tiver seu foco bem disseminado vai sofrer o impacto da concorrência. 

Quem não se lembra do tapete vermelho da TAM? Ele era apenas a simbologia do pensamento do comandante Rolim. Ele era a mensagem que representava a estrutura do seu pensamento. Não há como negar que a coisa funciona, mas para isso é preciso sensibilidade e muito trabalho!

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