Os alunos do 5o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dario Castelo Ely Evangelista de Oliveira, Filipe Gaspar, Luanne Martins, Gabriel Faleiro e Manuella Tondella, todos de 10 anos, conquistaram o primeiro lugar na etapa municipal da Olimpíada Brasileira de Robótica. A competição aconteceu neste sábado (1o/7), no Centro Universitário La Salle (Unilasalle0, em Santa Rosa.
Os estudantes, sob a coordenação da professora Evelyn Crespo, foram se familiarizando com os computadores, uso da internet e diferentes softwares em sala de aula. Depois utilizaram a página do Scratch para criarem animações e jogos. Posteriormente, foram desenvolvidos projetos que unem programação e computação física, com a utilização de diferentes softwares de programação, como o Scratch, Mblock e NXT –G. O resultado foi a construção de uma arena: uma pista onde um carro robô faz o percurso.
“A criação do Clube da Programação de nossa escola e a participação em eventos de ciência e tecnologia, auxilia os alunos na compreensão do conhecimento como forma de desvelamento da realidade, de intervenção no mundo e, por conseguinte, como ferramenta de transformação”, explica a professora.
Diretora da escola, Viviane Merlim esclarece que a matéria ajuda a desenvolver o raciocínio e a cultura digital nas crianças.
"Observamos que as atividades que envolvem programação e robótica aliam-se às competências necessárias na apropriação de um pensamento autônomo, que muito favorece o processo de aprendizagem de nossos alunos em todas as disciplinas. O ensino da computação tem como objetivo popularização da linguagem computacional, elemento que pensamos ser extremamente relevante para que se possa romper com a ideia que tal linguagem é inacessível aos estudantes das escolas públicas. Ao contrário, ele pode e deve estimular a participação e a produção de novos sentidos à escola, para além do conteúdo previsto nos currículos formais. Estamos todos muito felizes com essa premiação”, conta.
Os alunos irão representar Niterói na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizada em 2 de setembro.