Impulsionados pela crise econômica que atinge o Brasil, números divulgados pelo Comando Militar do Exército Brasileiro apontam um aumento de 5% na procura de jovens pela carreira militar este ano. A possibilidade de ascender profissionalmente em uma carreira segura e com a garantia de estabilidade financeira é certamente uma das grandes vantagens que o militarismo pode proporcionar. Mas, para ter acesso a estes benefícios, é preciso se preparar e enfrentar uma bateria de provas.
Diferente dos concursos para outras carreiras, os concursos para áreas militares requerem uma segunda preocupação, que são as provas de habilidades físicas.
Para o professor e coach William Douglas, este é um dos diferenciais dos concursos para carreiras militares em relação aos outros. O professor pontua que o maior segredo é começar a se preparar o mais antecipadamente possível para as duas provas.
“Deixar a parte física para depois das provas escritas é um erro fatal”, afirmou.
Além disso, muitas vezes os candidatos que precisam dividir o tempo entre trabalho e estudo não se sentem confiantes, mas ainda assim costumam estar na lista de aprovados.
“As pessoas que já trabalham são presença frequente entre os aprovados, pois, apesar de terem menos tempo, são as que têm mais responsabilidade e necessidade de resolverem suas vidas. Elas, em geral, são mais disciplinadas e se esforçam mais do que aqueles que têm tempo de sobra. Qualquer que seja o caso, a pessoa que deseja ter sucesso precisa montar um quadro horário e aprender a administrar o tempo”, disse.
Apesar dos cortes orçamentários realizados pelo governo federal, e também pelos Estados, William Douglas entende que, mesmo que os concursos possam ser realizados menos vezes, eles não serão encerrados por completo.
“Os concursos podem até diminuir, mas não acabarão. Sempre haverá vaga para quem estuda e treina o suficiente.”, finalizou.
Como ingressar – Para ingressar em uma carreira das Forças Armadas é preciso decidir de imediato uma entre três opções: Exército Marinha ou Aeronáutica. Além do alistamento obrigatório para todo jovem do sexo masculino, para ambos os sexos há a possibilidade de realizar o ingresso através dos diversos concursos públicos abertos ao longo do ano para as três armas para provimento no quadro funcional efetivo de carreira com vagas para as mais variadas formações de níveis de escolaridade (fundamental, médio ou superior).
É possível ingressar com oficial (começando pela patente de aspirante ou tenente) ou como praça (com a patente de cabo ou sargento). Para os adolescentes que ainda estão no ensino médio ainda é possível cursar uma das instituições de ensino oferecidas pelas próprias Forças Armadas. Os concursos abrem todos os anos, e para saber em que mês cada exame vai acontecer e o que é exigido em cada Força, basta acessar as páginas oficiais da Marinha, Exército e Aeronáutica na internet.
Concurso aberto – Até o dia 28 de abril, a Marinha do Brasil está com inscrições abertas para preencher 64 vagas no corpo de engenheiros em 2017 (CP-CEM). As oportunidades se destinam às áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia cartográfica, engenharia civil, engenharia de materiais, engenharia de produção, engenharia de sistemas de computação, engenharia de telecomunicações, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia mecânica, engenharia mecatrônica, engenharia naval, engenharia nuclear, engenharia química.
Aqueles que quiserem se candidatar devem possuir nível superior referente à vaga e menos de 36 anos até 1º de janeiro de 2018. As inscrições estarão abertas até o dia 28 de abril, no site www.ensino.mar.mil.br. Para efetuar as inscrições é cobrada uma taxa no valor de R$ 110.