A Força-tarefa da Prefeitura do Rio mantém, pelo terceiro dia, ações de ordenamento em áreas do Centro da cidade. Integrada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) em conjunto com as secretarias municipais de Fazenda e da Casa Civil, a operação fiscaliza diversas frentes, tais como: o comércio autorizado e não autorizado, o estacionamento e transporte irregulares (vans e kombis de passageiros), as normas sanitárias - para aferir os padrões de consumo e da legalidade de mercadorias -, além de realizar a limpeza urbana e acolhimento da população em situação de rua. Ao todo, 110 agentes de diversos órgãos municipais e estaduais participam da operação.
Nos primeiros dois dias de trabalho, na terça (30/04) e quinta (02/05), os agentes de controle urbano apreenderam 1.500 itens diversos (como bebidas, carrocinhas e acessórios) e 500 kg de frutas, condimentos e mercadorias ilegais. Aproximadamente, 10 toneladas de lixo foram recolhidas pela Comlurb e mais de 70 ambulantes não autorizados foram retirados das ruas e 27 chamados atendidos provenientes da Central de Atendimento 1746. Além disso, três ligações clandestinas de água e seis de energia elétrica que abasteciam comércio informal foram desativadas.
A ação, que conta com apoio do Centro Presente, do Governo do Estado, prendeu cinco pessoas e apreendeu um menor de idade, entre foragidos da Justiça e flagrantes. Quatro máquinas caça-níquel foram recolhidas na terça, início da operação.
Na fiscalização de trânsito, 97 veículos foram rebocados (carros e motos) e 62 infracionados por estacionamento em locais proibidos. Fiscais do transporte complementar também aplicaram 54 infrações em vans e Kombis por prestarem serviço em desacordo com as regras. Quatro táxis foram lacrados por irregularidades. Assistentes sociais realizaram 38 abordagens à população em situação de rua.
A força-tarefa vai até o sábado (04/05) em pontos estratégicos do bairro, que foi dividido em três áreas de atuação e prosseguirá em outros pontos a partir da próxima semana. A fiscalização faz parte da primeira fase da operação e contempla trechos da Presidente Vargas, Rio Branco, Sete de Setembro e Largo de São Francisco de Paula.
O trabalho também prepara o Centro para receber dois programas da Prefeitura: o “Ambulante Legal”, da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), que visa organizar e capacitar o comércio de rua; e o “Cuidar da Cidade”, da Secretaria Municipal da Casa Civil, de zeladoria e conservação urbanas.
Órgãos - Integrada pela Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, a operação envolve outros 18 órgãos municipais e estaduais: Guarda Municipal (GM-Rio) e coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER) e Especial de Transporte Complementar (CETC), também ligadas à Seop; as coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF) e Controle Urbano (CCU), da Subsecretaria de Licenciamento de Fiscalização e Controle Urbano da SMF; a Subsecretaria Municipal de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa); as secretarias municipais de Transportes (SMTR), Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Conservação (Seconserva) e Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), Rioluz, Cet-Rio, Comlurb, Cedae, Light, Secretaria de Estado de Governo (SEGOV - Centro Presente) e Polícias Militar e Civil.