Hospitais: plantões podem ser divulgados

Por

Os hospitais da rede pública estadual podem ser obrigados a divulgar, em painéis, os nomes dos profissionais que atuam na unidade, seus horários e dias de trabalho, conforme o projeto de lei 2.400/13, do deputado Bebeto (SDD), aprovado ontem,  em segunda discussão, pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj).

 A proposta altera a lei 3.451/00, que já determinava a divulgação do horário de trabalho dos médicos. Com a mudança, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos de radiologia também terão seus plantões divulgados. 

“Infelizmente, já tivemos casos noticiados de pessoas que morreram porque não tinha médico para socorrer no momento da ocorrência. Ao chegar numa unidade médica da rede pública, nós saberemos exatamente quantos profissionais de saúde estão de plantão naquele dia, assim como qual a função de cada um e os nomes daqueles que deveriam estar trabalhando e não estão”, explica Bebeto.

 A proposta seguirá para apreciação do governador.

Ontem, na Alerj, o  diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Edmar Santos, disse que para a unidade funcionar com 350 leitos precisa de R$ 5 milhões por mês para o pagamento das empresas terceirizadas, além de um repasse de R$ 4,5 milhões para compra de insumos.

  • Tags: