Durante anos, a prática do pilates foi considerada um exercício voltado para o público feminino, porém com o passar do tempo cada vez mais homens foram aderindo à modalidade e vendo nela resultados extraordinários para o corpo.
O fisioterapeuta Rafael de Lucena, do Instituto Vital Fit, explica que o método é um grande aliado para reduzir tensões, eliminar estresses e aumentar a disposição sexual. Segundo ele, a modalidade vem conquistando cada vez mais a simpatia do público masculino devido ao apoio de médicos e especialistas, que ajudam a esclarecer que o método pode ser indicado para atividades que superam a cura de patologias.
“O método inventado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, na década de 20, hoje se faz presente em todo mundo e é uma das atividades mais completas para o corpo”, afirma o fisioterapeuta, que trabalha tanto com o pilates no solo (Mat) quanto nos equipamentos, que ajudam, ao mesmo tempo, no desenvolvimento da consciência do corpo, de força e resistência muscular: “Equilíbrio, postura, flexibilidade, estabilidade, tudo pode ser aprimorado com o pilates, uma das atividades mais completas para o corpo humano. O método ainda colabora para melhorar a respiração, a circulação, o fortalecimento do corpo e a resistência”.
Ainda de acordo com Lucena, que é professor de pilates certificado pela PMA, a prática do pilates é muito importante por ser um método elaborado para se adaptar do sedentário ao atleta, do jovem ao idoso, utilizando-se de aparelhos com molas, que evitam o impacto articular. “Os benefícios são promover ganho de força muscular, concentração, e trabalhar a respiração. Pode ser praticado em qualquer idade, desde que a pessoa seja orientada por um bom profissional”, explica.
Sobre a grande procura pelos homens nos últimos anos, o fisioterapeuta lamenta que eles ainda sejam minoria dentro dos estúdios.
“O que existia era muita falta de informação e preconceito. Nos últimos tempos, muitos homens procuraram o pilates por indicação médica, para melhorar dor na coluna, lesões de joelhos, e acabaram percebendo que a técnica não era somente alongamento”.
Ele ressalta que o público masculino já está percebendo que a prática do pilates não é uma atividade leve.
“Existe, sim, um preconceito, que é logo desfeito na aula experimental, na qual os homens percebem que o exercício feito com qualidade de movimento exige bastante da musculatura. A procura tem sido do jovem ao idoso, com o objetivo, na maioria das vezes, de alívio da dor. O pilates é uma atividade que proporciona benefícios físicos e estéticos. Para os sedentários, é recomendado três vezes por semana e, para quem pratica outra atividade, de uma a duas vezes é o suficiente”.
O engenheiro Marcelo Mendes, 40, sempre foi adepto de exercícios e ia à academia três vezes na semana. Para complementar, há oito meses, por insistência da namorada, aderiu ao pilates e está muito satisfeito com a escolha, a ponto de ter abandonado a academia. “No início eu não gostava, achava que era uma prática feminina, mas aos poucos notei que o método reduziu as dores no corpo, corrigiu a postura, melhorou minha mobilidade. Realmente o corpo responde aos exercícios”, diz Mendes, que pratica três vezes na semana.
O pilates também é indicado para pessoas da terceira idade, inclusive homens, pois encurtamentos, fraqueza muscular, amplitudes reduzidas, padrões errados de movimento, lesões antigas, má postura, falta de consciência corporal e perda de equilíbrio, respiração encurtada, entre outros, são combatidos em cada sessão.