Secretaria de Saúde implantará Central de Custos

Por

A Secretaria de Saúde aderiu ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), uma iniciativa do Ministério da Saúde com o objetivo de aprimorar a administração de recursos e o controle dos gastos na saúde pública. A Saúde publicou na última quarta-feira (12/07) uma resolução em Diário Oficial para regulamentar a utilização do novo programa, que vai implementar uma Central de Custos em todas as unidades estaduais de saúde. A iniciativa é um reforço ao trabalho que já é desenvolvido pela Controladoria dos Contratos de Organizações Sociais, criada em fevereiro de 2016, para exercer o controle dos contratos com as OSS.

"Quando o Ministério nos apresentou a proposta de aderir ao PNGC, aceitei imediatamente e quis oferecer o sistema não apenas para as unidades geridas por OSS, mas para toda a rede. A otimização de recursos tem sido uma prioridade e já conseguimos enxugar cerca de R$ 1,4 bilhão por ano. Essa iniciativa vai ao encontro do que nossa gestão propõe: fazer o melhor possível de forma responsável e com o menor custo. A utilização desta ferramenta nos ajudará a fortalecer ainda mais o trabalho que é desenvolvido pela Controladoria dos Contratos de Organizações Sociais", disse o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

O treinamento do PNGC está sendo realizado pelo Ministério da Saúde para cerca de 150 profissionais da SES, são pelo menos dois colaboradores de cada uma das unidades estaduais de saúde, como hospitais, institutos, Fundação de Saúde e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além do curso gratuito, o Ministério da Saúde também disponibilizará o sistema APURASUS, responsável por organizar a gestão de custos em saúde na rede.

  • Tags: