SG tem aplicativo para denúncias sobre focos

Por

População também poderá enviar fotos dos locais sob suspeita

Foto: Marcio Oliveira / Divulgação Prefeitura de São Gonçalo

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo agora tem mais uma arma para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. Através do aplicativo Saúde.Com São Gonçalo, os moradores da cidade poderão denunciar casos onde há acúmulo de água, o que ajuda na proliferação do transmissor da dengue, febre chikungunya e Zika vírus. 

O aplicativo, que foi lançado em outubro de 2015 e funciona auxiliando a população que procura por atendimentos na cidade, agora tem um botão que permite que o usuário envie o endereço e fotos de uma localização que precisa dos agentes de saúde e de endemias. Até o momento, foram notificados 319 casos de dengue e 765 de Zika, sendo sete casos confirmados em gestantes, somente neste ano de 2016.  “As três esferas do governo estão se mobilizando para combater esse mosquito, realizando ações de orientação e conscientização em praças, escolas, unidades de saúde e igrejas, além do trabalho realizado diariamente pelos agentes de endemias, que realizam a procura por focos de larvas do mosquito nas residências. Estamos realizando um esforço mas precisamos da colaboração das famílias para que não permitam que os focos surjam, é questão de cidadania.”, explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.

A pessoa deve acessar o aplicativo, clicar no botão “Aedes” e informar o endereço, a referência e, para ajudar a identificar o local, pode também enviar uma foto. A ideia desta ferramenta é criar mais um canal para que a população possa ajudar a eliminar os focos do mosquito. Essa comunicação serve, principalmente, para os usuários denunciarem locais vazios e abandonados que precisam de uma atenção especial das equipes de combate ao mosquito. 


  • Tags: