Volta ao trabalho: STF deixa dúvidas em aberto

Por

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (27) “deixar em aberto” dúvidas que surgiram após a decisão que considerou  ilegal a concessão da desaposentação – a possibilidade de o aposentado pedir a revisão do benefício por ter voltado a trabalhar e a contribuir para a Previdência Social.

De acordo com a Corte, questionamentos sobre a devolução para a Previdência Social de valores que foram pagos a pessoas que conseguiram se desaposentar por meio de decisões liminares da Justiça ou sobre redução dos valores que são recebidos atualmente serão decididos a partir de ações que chegarem à Corte posteriormente.

A validade do julgamento poderá ser questionada após a publicação do acórdão, o texto final da decisão, previsto para ser publicado em até 60 dias.

Na sessão desta quinta, os ministros definiram a tese do julgamento, a ementa que será utilizada para balisar as decisões do Judiciário. 

Na quarta-feira, por 7 votos a 4, o Supremo decidiu que a desaposentação é ilegal, por não estar prevista na legislação previdenciária. 

  • Tags: