Aprendendo com os contrários

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Segundo informações do IBGE, metade das empresas no Brasil fecham suas portas em quatro anos de vida, entretanto, muitas ainda seguem estratégias para os momentos estáveis, em condições favoráveis. Algumas sequer planejam suas ações futuras, elas vão surfando na onda do sucesso e no primeiro tubo perdem o equilíbrio. Essa displicência com o futuro pode dificultar a recuperação, seja pela presença de um concorrente forte na área de atuação, seja pela mudança na política governamental e principalmente pela interpretação equivocada e inábil para conduzir seus próprios negócios. 

O sucesso do passado não garante mais o sucesso no futuro! Empresa é uma ficção jurídica, ela, por si só, é um papel aprovado pelos órgãos públicos. Sua sede, seu mobiliário e seus equipamentos são suplementos que irão auxiliar em seus processos operacionais, mas quem decide mesmo seu destino são as pessoas que com suas ideias e seus esforços contribuem para sua existência e perenidade. Por mais estranho que seja, a presença de pessoas heterogêneas é extremamente importante para o negócio. A contratação de perfis diferentes na formação acadêmica e nas atitudes pode, a princípio, incomodar as lideranças, mas na linha do tempo irá fazer a diferença por suas multiplicidades de ideias. 

O estímulo ao debate tira as pessoas da inércia, e empregados relutantes em desafiar a lógica do comportamento dominante, principalmente quando tudo está bem, certamente irão propiciar novas oportunidades. Num mundo de muita competitividade e mudanças contínuas, o risco da obsolescência pune mais do que o risco de errar. Mais uma vez pode soar como estranho e absurdo, mas já vi empresas comemorarem as falhas, elas são indicadores de que a ausência de erros representa oportunidades perdidas. Não nos referimos aos erros fatais, como aconteceu recentemente com a Samarco em Mariana, mas sim a falhas de aprendizagem ou mesmo produtividade. Apesar de polêmico o tema, não há como contestar que empresas que são contrariadas em suas estratégias e ouvem, se desenvolvem de forma mais sólida e sustentável.