Até 50% da população pode ter problemas com hemorroidas

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Sentar em lugares quentes, comer pimenta ou usar papel higiênico de forma abundante provoca hemorroidas? Esses são alguns dos mitos sobre as veias que podem dilatar formando varizes no ânus. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 50% da população em alguma época da vida apresentarão sintomas anais relacionados ou não a hemorroidas. Na população geral, a incidência de novos casos a cada três anos é de 5%. De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), para evitar a piora do quadro, duas medidas são essenciais: beber muita água e comer fibras. A prisão de ventre agrava o problema.

“Existem as hemorroidas internas e as externas. As internas são as mais problemáticas, pois podem se tornar grandes veias dilatadas e sair do ânus após uma evacuação. O sintoma mais comum é a saída de sangue na evacuação.  Já as externas são devido ao rompimento de uma veia externa que forma um hematoma ou trombose no formato de uma pequena bola”, explica o presidente da SBCP, Ronaldo Salles.

Os principais sintomas da hemorroida são: sangramento, protrusão (aumento de volume), coceira, ardência e dor. O tratamento será de acordo com o grau do problema e o mais comum é a administração de medicamentos tópicos. “Há muitos métodos ditos não cirúrgicos como esclerose, ligadura elástica, infravermelho e outros. São métodos feitos no consultório sem anestesia e considerados intervenções de pequeno porte”, esclarece o presidente da SBCP.

Entre as frutas, dê preferência à ameixa, a que possui mais fibras. Outras indicações são: laranja, mamão, abacaxi, manga, abacate, entre outras. Já entre os vegetais, os crucíferos (verduras verdes e fibrosas) são os que têm mais fibras. “Nozes, avelãs e uvas passas também são boas escolhas”, aponta o coloproctologista.