Carreira Militar: concursos oferecem 2,3 mil vagas

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Aeronáutica tem dois concursos para sargento, enquanto os Fuzileios Navais selecionam soldado marinheiro

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Corpo de Fuzileiros Navais, recebe até o dia 29 deste mês, inscrições para o Concurso de Admissão às turmas I e II de 2017, do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. O objetivo é preencher 1.860 vagas de soldado marinheiro.

O prazo para as inscrições já está aberto e termina em 29 de fevereiro. O cadastro deve ser feito através da internet pelo  site www.ensino.mar.mil.br, ou no Departamento de Recrutamento e Seleção dos Fuzileiros Navais, na Praça Barão de Ladário, Centro do Rio de Janeiro. Na inscrição há o pagamento de uma taxa de R$ 12, na rede bancária definida no documento. 

Para se candidatar o jovem deve ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2m, ensino médio completo e idade mínima de 18 e máxima de 21 anos de idade, completos em 1º de janeiro de 2017. 

As etapas do concurso são: Exame de Escolaridade (prova escrita em 26 de abril), Verificação de Dados Biográficos, Verificação de Documentos, Inspeção de Saúde, Teste de Suficiência Física e Exame Psicológico. 

Os aprovados farão um curso preparatório de 17 semanas e, após a conclusão, o então recruta, prestará juramento à Bandeira e será nomeado Soldado Fuzileiro Naval, assumindo o compromisso inicial de dois anos no Serviço Ativo da Marinha (SAM).

Em seguida os novos militares irão servir nas organizações dos Fuzileiros  no Rio de Janeiro, Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Ladário (MS), Natal (RN), Salvador (BA) e Manaus (AM).

Aeronáutica - Também estão abertas as inscrições para o Departamento de Ensino do Comando da Aeronáutica (DEPENS), em dois Processos Seletivos.

O primeiro edital conta com 333 vagas para Sargentos da Aeronáutica. As colocações estão divididas entre Aeronavegantes, Não-aeronavegantes e Controle de Tráfego Aéreo. Em colocações como mecânica de aeronaves; material bélico; comunicações; foto inteligência; guarda e segurança; eletricidade e instrumentos; equipamento de voo; meteorologia; suprimento; cartografia; desenho; estrutura e pintura; eletromecânica; metalurgia; bombeiro; controle de tráfego aéreo. 

Já o edital seguinte busca preencher 147 de Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento, especificamente nas especialidades de eletrônica; administração; enfermagem; eletricidade; sistemas de informação; pavimentação; e topografia. 

Nos concursos o aluno aprovado estará sujeito ao regime escolar da Aeronáutica e terá remuneração, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária. 

Os interessados no primeiro edital devem se inscrever entre 8 e 31 de março. Já o segundo edital já está com inscrições abertas e seguem até 17 de março. Para ambos os concursos, o candidato deve preencher a ficha para cadastramento disponível no site www.fab.mil.br.

Os dois processos seletivos são similares, sendo os candidatos submetidos à realização provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica (EAP), teste de avaliação do condicionamento físico (TACF); e validação documental.